Com sinal de alerta ligado, Flamengo se reapresenta em busca de soluções para má fase
Rubro-Negro precisa superar o momento de instabilidade vivido dentro e fora de campo neste início de temporada
O Flamengo vive momento de grande instabilidade, dentro e fora de campo. A derrota para o Independiente Del Valle, por 1 a 0, pela Recopa Sul-Americana, voltou a escancarar deficiências. Agora, os comandados de Vítor Pereira se reapresentam com objetivos traçados em meio à sequência importante.
+ Flamengo recebe críticas de torcedores em desembarque após derrota na Recopa
A partir desta quinta-feira, o Flamengo terá um período intenso de partidas importantes, com três clássicos e a decisão da Recopa Sul-Americana, no Maracanã. Por isso, a equipe comandada por Vítor Pereira precisa dar respostas e, mesmo que não esteja no seu melhor nível técnico, conquistar resultados positivos.
COBRANÇAS PARA A DIRETORIA
Mesmo com os problemas apresentados dentro de campo, a diretoria do Flamengo tem sido cobrada cada vez mais pelos erros em decisões importantes. A torcida está na bronca por conta da demissão de Dorival Júnior e chegada de Vítor Pereira, que ainda não se encontrou no clube. Marcos Braz, vice-presidente de futebol, e Rodolfo Landim, presidente do Rubro-Negro, estão entre os principais alvos.
Braz também tem recebido críticas por conta de promessas por reforços. O Flamengo manteve a base campeã de 2022, mas o dirigente havia prometido nomes de peso para oxigenar o elenco, sendo um deles de nível 'mundial'. No entanto, até o momento, o Clube da Gávea realizou apenas duas contratações: o volante Gerson e o goleiro Rossi, que chegará apenas no segundo semestre.
+ Vítor Pereira vê Flamengo com melhores chances e diz que Recopa 'está em aberto'
Por enquanto, o Rubro-Negro segue monitorando oportunidades de mercado, mas não possui nenhuma negociação encaminhada. O LANCE! apurou que o Flamengo deseja um volante e um atacante de velocidade, e o nome de Ângelo, do Santos, chegou a ser monitorado. A pedida do Peixe, porém, parece ser alta demais para que as partes cheguem a um final feliz.
CRISE TÉCNICA NO ELENCO
Apesar das críticas à diretoria, elenco e comissão técnica seguem no olho do furacão. Os fracassos na Supercopa do Brasil e no Mundial de Clubes já tinham sido um baque grande internamente, e a derrota na Recopa acendeu de vez o sinal de alerta.
Por isso, o técnico Vítor Pereira precisa acertar dois setores no Flamengo: a defesa e o meio-campo. O sistema defensivo continua muito exposto, como explicitado pelas 27 finalizações sofridas contra o Independiente Del Valle, em Quito. Como um companheiro de profissão argentino atentou, durante a transmissão, são dois times diferentes: um com e outro sem a bola.
+ Brasileiros iniciam Libertadores 2023! Saiba os 33 jogadores mais valiosos da competição
VEJA NÚMEROS DO FLAMENGO EM 2023
12 jogos
7 vitórias, 2 empates e 3 derrotas*
63% de aproveitamento
26 gols marcados
13 gols sofridos**
*contra Palmeiras (Supercopa), Al Hilal (Mundial) e Independiente Del Valle (Recopa)
**pior marca entre clubes da Série A
Antes de tentar reverter o prejuízo e conquistar a Recopa Sul-Americana, o Flamengo disputará o primeiro de uma sequência de três clássicos no Carioca. O adversário será no Botafogo, e o duelo acontecerá neste sábado, às 18h (de Brasília), no Estádio Mané Garrincha. No momento, o Rubro-Negro é o líder da Taça Guanabara, com 20 pontos.