O técnico Jorge Jesus terá a primeira missão à frente do Flamengo nesta quarta-feira, pela Copa do Brasil. A chegada do treinador português mexeu com o dia a dia do Rubro-Negro dentro e fora dos gramados. Diversos profissionais da antiga comissão técnica saíram - ou ainda não sabem sobre a continuidade - para os novos que entraram. O LANCE! mostra quem faz parte do comando do Fla.
João de Deus - Auxiliar técnico
O auxiliar português e o treinador trabalharam juntos quando o primeiro ainda era jogador no Vitória de Setúbal (POR). Jesus trabalhou no clube entre 2000 e 2002. Os dois já vinham em parceria desde o Al Hilal, da Arábia Saudita, na última temporada.
Tiago Oliveira - Auxiliar técnico
Aos 34 anos, o auxiliar teve alguns trabalhos em Portugal desde 2008, além de passagem Lechia Gdansk, da Polônia, em 2014. Mesmo com a licença "UEFA Pro", Tiago Oliveira nunca atuou como treinador em uma equipe profissional. Ele e Jorge Jesus tiveram contato no futebol saudita, quando o profissional estava na comissão do Al Hilal B. Ele tem o foco mais defensivo dentro da comissão.
Mário Monteiro - Preparador físico
O experiente profissional trabalha ao lado de Jorge Jesus desde a temporada 2005/2006, quando o treinador estava no União de Leiria, em Portugal. Os dois continuaram juntos no Belenenses, Braga, Benfica, Sporting e Al Hilal.
Marcio Sampaio - Preparador físico
Os dois trabalharam juntos desde 2008, no Braga. Aos 40 anos, Marcio Sampaio também seguiu Jorge Jesus para o futebol saudita. Além desses clubes, ele também passou por Servette (SUI), Al Sharjah (EAU), Partizani Tirana (ALB) Zamalek SC (EGI) e Al-Shabab (SAU). O trabalho de Sampaio consiste em análise e controle do treino, auxiliando Mário Monteiro na parte física e prevenção de lesões.
Rodrigo Araújo - Analista de desempenho
Rodrigo é responsável por auxiliar nos treinamentos e na preparação para as partidas. Especialista em novas tecnologias, ele começou em clubes menores e encontrou Jorge Jesus quando chegou ao Benfica.
Gil Henriques - Analista de desempenho
Assim como Rodrigo Araújo, Gil Henriques, de 36 anos, também é responsável por ajudar nos treinamentos e traçar estratégias para os jogos. Ele trabalha com futebol desde os 22 anos, em equipes da primeira e segunda divisões de Portugal.
Evandro Mota - Mental Coach
Único brasileiro na comissão, Evandro Mota atua na área esportiva desde a década de 80. Com passagens pelo futebol brasileiro, o profissional esteve durante quatro anos com Jorge Jesus, sendo três no Benfica e um no Sporting. Mota participou, inclusive, da comissão na Copa do Mundo de 1994. O objetivo da presença do brasileiro é a “implementação da cultura de mentalidade campeã”.