Crise interna às vésperas de decisão da Copa do Brasil não é novidade para o Flamengo; relembre campanhas

Tetracampeão do torneio, o Rubro-Negro busca se superar para buscar o título

Escrito por

O Flamengo chega à final da Copa do Brasil com uma grande crise, não apenas pelos caos nos bastidores, mas também pelos fracassos acumulados ao longo da temporada. No entanto, uma decisão de título nacional em meio a ambiente conturbado não é novidade, e o troféu de 2006 está aí para provar o poder de superação do Rubro-Negro.

+ Às vésperas de final da Copa do Brasil, futebol do Flamengo segue em segundo plano por polêmicas externas

Tetracampeão do torneio nacional, o Flamengo chega para a decisão contra o São Paulo vivendo momento caótico e com o futebol em 'segundo plano', mas a necessidade de superar as adversidades não é novidade para o Rubro-Negro. Relembre as campanhas.

Primeiro título: 1990, sobre o Goiás

Em 1990, o Flamengo vivia situação estável. Na final da Copa do Brasil, era comandado pelo técnico Jair Pereira, e conquistou o título sobre o Goiás. Com gol do zagueiro Fernando no jogo de ida, que terminou em 1 a 0, o Rubro-Negro garantiu vantagem no placar Na volta, um empate sem gols no Serra Dourada deu o primeiro troféu ao Fla.

+ O Lance! de volta às bancas! Seja uma das 100 pessoas a ganhar a revista pôster do campeão da Copa do Brasil.

Bicampeonato: 2006, sobre o Vasco

Na edição do segundo título, o Flamengo vivia crise institucional, e protagonizou episódios de salários atrasados durante quase toda a temporada. Além disso, esportivamente, a situação não era diferente. No Estadual, o Rubro-Negro quase caiu de divisão. Na Taça Guanabara, terminou a disputa em penúltimo lugar.

No Campeonato Brasileiro, a campanha foi de meio de tabela, com o Flamengo terminando a disputa em 11º lugar, com 52 pontos. O título da Copa do Brasil sobre o maior rival, o Vasco, veio para 'lavar a alma'. Na épooca, o Fla era comandado por Ney Franco, e venceu o jogo de ida por 2 a 0, e o da volta, por 1 a 0, com gol do lateral-esquerdo Juan.

Tricampeonato: 2013, sobre o Athletico

Na Copa do Brasil, o Flamengo era comandado por Jayme de Almeida. Quando ele assumiu, o Rubro-Negro estava na 15ª posição da tabela, e brigava para não cair no Campeonato Brasileiro. No entanto, o técnico conseguiu fazer o Fla dar a volta por cima e conquistar o título nacional, sobre o Athletico Paranaense.

+ Garanta sua vaga no curso de Gestão de Futebol com o Felipe Ximenes e desenvolva habilidades para aplicar dentro e fora de campo.

Cabe recordar que, antes de Jayme assumir a área técnica, o Flamengo era comandado por Mano Menezes, e também viveu crise. O próprio ex-treinador foi quem entregou o cargo, coincidentemente após uma goleada para o próprio Athletico, por 4 a 2, no Campeonato Brasileiro.

Na ocasião, Mano chegou a dizer que: "senti no resumo do jogo de hoje que não consegui passar para esse grupo aquilo que penso sobre futebol, e quando um técnico não consegue fazer isso, sente que seu time está estagnado, e as coisas se repetem. Quando você precisa sempre falar as mesmas coisas, é porque o técnico precisa sair. Com essa ideia, eu deixo o cargo".

Tetracampeonato: 2022, sobre o Corinthians

Na temporada passada, após a conturbada saída de Paulo Sousa, Dorival Júnior assumiu o Flamengo e colocou o time nos eixos. A chegada do técnico deu injeção de ânimo ao vestiário e deixou o grupo ainda mais unido. Juntos, Fla e Dorival conquistaram a Copa do Brasil e a Libertadores.

Na Copa do Brasil, o Flamengo garantiu o troféu após bater o Corinthians na final, decidida nos pênaltis. No primeiro jogo, disputado na Neo Química Arena, os times não saíram do 0 a 0. Na volta, no Maracanã, o duelo ficou em 1 a 1 e foi para as penalidades. Último jogador a cobrar, Rodinei confirmou o título rubro-negro.

Rivais na final deste ano, Flamengo e São Paulo se enfrentaram na semifinal da Copa do Brasil 2022. O Rubro-Negro venceu os dois jogos, sendo um placar de 3 a 1 no Morumbi, e 1 a 0 no Maracanã.

2023: o penta ou o vice?

Em 2023, o Flamengo se vê imerso em uma grande crise, a maior da gestão Rodolfo Landim. Além do ambiente conturbado, o Rubro-Negro também tem o placar jogando contra, visto que perdeu o primeiro duelo, no Maracanã, por 1 a 0. Para tentar salvar a temporada de um vexame ainda maior, o Fla vai ao Morumbi tentar buscar uma virada e o pentacampeonato.

Flamengo e São Paulo vão se enfrentar no domingo, dia 24 de setembro, às 16h (horário de Brasília). O Lance! acompanha em tempo real a partida que irá definir o grande campeão da Copa do Brasil 2023.

Siga o Lance! no Google News