De olho na ‘paz’, Vítor Pereira pode guiar o Flamengo a marca histórica contra o Fluminense
Treinador português tem a chance de dar a liderança no confronto direto em finais diante do rival
- Matéria
- Mais Notícias
Não há dúvidas de que a final do Campeonato Carioca significa muito para a permanência de Vítor Pereira no Flamengo. O treinador voltou a viver momentos de pressão após derrota diante do Aucas, no meio de semana, pela Libertadores, e a tensão pode aumentar em caso de derrota. Se vencer, no entanto, o português ganhará a paz e, de quebra, ajudará o Rubro-Negro a pular na frente do rival em retrospecto em finais.
No momento, Flamengo e Fluminense estão empatados no confronto direto: seis vitórias em finais para cada lado, valendo a partir do período em que as decisões foram implementadas no Estadual. Por isso, se confirmado o título, VP fará parte do título que deu a liderança ao Rubro-Negro no quesito.
+ Bruno Henrique deve voltar a ser relacionado pelo Flamengo na final do Carioca
Relacionadas
Antes da primeira decisão de fato, no entanto, Flamengo e Fluminense disputaram diversos estaduais até a última rodada, com o Tricolor levando vantagem em 1936 e 1941. O primeiro duelo em que, de maneira oficial, valia o título do Campeonato Carioca foi em 1963, quando o Rubro-Negro triunfou com empate em 0 a 0, pela vantagem da melhor campanha.
Depois de ficarem no 1 a 1 na década de 70, os anos 80 foram dominados pelo Fluminense, com gols de Assis em 1983. O Carioca de 1995 também foi dolorido para os rubro-negros, com o gol de barriga de Renato Gaúcho no fim da partida. Contudo, nas finais mais recentes, o Flamengo leva ampla vantagem.
O Fla-Flu voltou a se repetir em finais de Carioca em 2017, quando Paolo Guerrero e Rodinei decidiram em favor do Rubro-Negro. 2020 e 2021 foram novamente tomados de vermelho e preto, com show de Gabigol, mas a decisão mais recente ficou com o Tricolor. Germán Cano decidiu recentemente e trouxe à decisão deste domingo um ingrediente de revanche.
+ Coudet bate o martelo sobre futuro no Atlético-MG, Barcelona monta plano por Messi… O Dia do Mercado!
ENTENDA O CONFRONTO DIRETO
Total de finais: 12
Vitórias do Flamengo: 6 (1963, 1972, 1991, 2017, 2020 e 2021)
Vitórias do Fluminense: 6 (1936, 1941, 1973, 1984, 1995, 2022)
Por isso, além de valer a permanência no cargo, o título vale a satisfação da torcida rubro-negra. Maior aliada do clube, a Nação não tem estado satisfeita com o desempenho da equipe e expressa suas opiniões nas redes sociais. Se existe uma hora para conquistar os rubro-negros, essa é a hora para o treinador português.
Desde que chegou ao Flamengo, Vítor Pereira acumula 18 partidas, com 11 vitórias, seis derrotas e um empate. Mesmo que esteja na média dos últimos treinadores em mérito de aproveitamento, sueprando Ceni e atrás de Domènec Torrent, o comandante ainda precisa mostrar futebol no entendendimento da diretoria.
+ Veja a tabela completa do Campeonato Carioca
Vítor Pereira mira o título e, de certo modo, a permanência no Flamengo neste domingo, às 18h (de Brasília), no Maracanã. O Rubro-Negro venceu o jogo de ida por 2 a 0 e, por isso, pode perder por até um gol de diferença que, mesmo assim, se sagra campeão diante de sua torcida.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias