Muito possivelmente, o time treinado por Maurício Souza fez a sua despedida com a derrota para o Fluminense, no último domingo, no Maracanã e em clássico pela 3ª rodada da Taça Guanabara do Campeonato Carioca. O técnico não confirmou, mas, como o grupo principal se reapresenta nesta segunda, é provável que boa parte do elenco seja comandado por Rogério Ceni.
O grupo que somou seis pontos em nove possíveis contou com muitos do time sub-20 e integrantes do plantel de Ceni - jovens da base, como Pepê e Gomes, ou não, como Michael, que abriu mão das férias para mostrar serviço, mas que decepcionou nos dois jogos que realizou.
O LANCE! destacou sete jogadores que, na soma das três rodadas, mais renderam. Confira e compartilhe a sua opinião abaixo:
GABRIEL NOGA
Aos 19 anos, Gabriel Noga foi titular nos três jogos do Flamengo neste Carioca. Nas duas primeiras rodadas, foi importante para a equipe não ser vazada, além de ter sido seguro e mostrado a sua habitual segurança na saída de bola, inclusive para conduzi-la, algo que Rodrigo Caio - a sua já declarada inspiração - faz com destaque. O zagueiro foi elogiado e voltou a mostrar serviço, mirando mais espaço no time principal.
- Estou buscando. No tempo certo, as coisas acontecem - falou Noga, em entrevista à "FlaTV".
Ao todo, Noga soma oito partidas pelos profissionais do Flamengo, com quem tem vínculo até dezembro de 2024.
MATHEUZINHO
Matheuzinho, de 20 anos, é um dos principais garçons sub-20 do futebol brasileiro. Na base, o lateral-direito já havia se caracterizado em cruzar bolas com precisão, o que ocorreu no jogo contra o Nova Iguaçu, quando deu uma assistência, e diante do Flu. O promissor atleta também foi titular nos três jogos e manteve um bom nível no setor, sendo uma válvula de escape importante no time posicional de Maurício Souza.
Ainda sem se acertar com Rafinha, o Flamengo tem em Matheuzinho uma opção imediata para Isla. Ao todo, o lateral tem 24 jogos pelo Fla, sendo 14 como titular (um com Rogério Ceni).
RAMON
Se na lateral direita o Flamengo tem uma promessa, na esquerda, inegavelmente, dá para se gabar da mesma condição. Ramon voltou a exibir o seu potencial, principalmente no ataque, com mais uma assistência (também contra o Nova Iguaçu). Ele foi titular nos três jogos da Taça Guanabara, oscilando no Fla-Flu. No Carioca de 2020, quando também iniciou como titular em uma equipe alternativa, deu duas assistências em quatro jogos.
- (A transição) Está sendo feita da melhor maneira e no tempo certo. Trabalho forte, e meu foco no sub-20 ou no profissional é sempre o mesmo - falou Ramon, que completou 20 anos no último sábado.
Ramon soma 14 partidas pelos profissionais do Flamengo, sendo titular em sete - porém nenhuma sob o comando de Rogério Ceni, que passou a priorizar Renê como opção a Filipe Luís, diferente do que vinha fazendo Domènec Torrent. A ver se o cenário muda em 2021.
JOÃO GOMES
Para muitos, João Gomes pode passar despercebido em campo, já que é volante e tem como principal função desarmar. Mas o meio-campista foi o representante do time de Mauricinho mais consolidado dentre os atletas disponíveis do grupo principal. Ele optou por abrir mão das férias para atuar nos três jogos iniciais e ganhar rodagem.
Mais uma vez, João mostrou que está pronto para o time principal, podendo atuar em mais de uma função no meio. E, aos 20 anos e em alta com Ceni, Gomes já acumula 17 partidas pelos profissionais, sendo quatro como titular.
HUGO MOURA
Hugo Moura, de 23 anos, é um caso atípico. Da equipe alternativa, é o único jovem que retornou de empréstimo em 2021 e atuou. Cedido ao Coritiba na temporada passada, o volante fez um bom Brasileiro e, nos dois últimos jogos, quando foi titular no time de Mauricinho, voltou a ter atuações elogiáveis, como primeiro volante, articulando bem as jogadas.
Hugo tem vínculo com o Fla até dezembro de 2023. Não será fácil para ele ter espaço no forte elenco de Ceni, porém a bagagem recente o credencia a entrar no bolo da disputa, ainda mais com Thiago Maia sem prazo para retornar, visando ao restante de 2021.
PEPÊ
Assim como Gomes, Pepê também está em alta com Rogério Ceni. Observado de perto, o meia foi utilizado nos dois últimos jogos do Flamengo como o armador principal. E, apesar da falha decisiva contra o Flu, entregou bom rendimento, com passes criativos e movimentação fluida.
Pepê tem vínculo com o Fla só até junho deste ano. Ou seja, terá que comer grama e aproveitar com brilho novas oportunidades até o fim do contrato.
RODRIGO MUNIZ
Assim como Hugo Moura, Rodrigo Muniz também esteve emprestado ao Coritiba em 2020, mas retornou ainda para reforçar o Fla na temporada passada, a pedido de Rogério Ceni. Ou seja, o centroavante conta com o respaldo do treinador, que, se não o tem comandado no Carioca, viu de perto as suas boas atuações como referência na equipe de Maurício Souza.
Muniz passou em branco na estreia e contra o Fluminense, mas fez dois belos gols de cabeça (a sua principal característica) no segundo jogo, quando o Flamengo venceu o Nova Iguaçu por 2 a 0. Ao todo, Rodrigo Muniz soma 8 jogos pelos profissionais do Flamengo, sendo três com Ceni. Marcou três gols nesta passagem pelo time de cima.
O PRÓXIMO COMPROMISSO
As vitórias do Flamengo foram contra Nova Iguaçu (1x0) e Macaé (2x0), enquanto a derrota para o Fluminense foi por 1 a 0. Em terceiro lugar, o Rubro-Negro enfrenta, agora, o Resende, nesta sexta-feira, às 21h, no Maracanã. A confirmar quem defenderá o clube neste jogo pela 4ª rodada do Estadual.