Ex-técnico do Flamengo projeta Victor Hugo entre os melhores jogadores do país
Aos 18 anos e formado no Ninho do Urubu, Victor Hugo é uma das alternativas do setor ofensivo do Flamengo para a temporada de 2023
David Luiz, Vidal, Arrascaeta, Gabigol e companhia: o Flamengo tem um elenco formado por estrelas, mas também conta com jovens da base para repetir o sucesso das últimas temporadas em 2023. Victor Hugo é um dos Garotos do Ninho que estarão à disposição de Vítor Pereira, técnico português que se apresenta nesta segunda ao clube. O treinador Fábio Matias, que trabalhou com o atleta na base rubro-negra, projeta Victor Hugo entre os "grandes nomes" do Brasil nos próximos anos.
- É óbvio que terá oscilações naturais, mas, por tudo que tem apresentado, é um atleta altamente talentoso. Tende a se firmar no mercado nacional como um dos grandes jogadores nos próximos cinco, 10 anos. É a expectativa gerada em relação a ele pela transição para o profissional, onde teve bom desempenho - afirmou, ao LANCE!, o técnico que hoje está no Sub-23 do Red Bull Bragantino.
Destaque do Sub-17 do Flamengo campeão do Brasileirão e da Copa do Brasil Su em 2021, Victor Hugo foi integrado ao elenco profissional no ano seguinte por Paulo Sousa. Foram 37 ao longo da última temporada, com três gols e quatro assistências do Garoto do Ninho, que participou das campanhas dos títulos da Copa Libertadores e Copa do Brasil sob o comando de Dorival Júnior.
Hoje, aos 18 anos, Victor Hugo é uma das opções no Flamengo para o setor ofensivo, que tem Everton Ribeiro, Arrascaeta, Gabigol e Pedro como titulares. A capacidade tanto na criação do jogo quanto na finalização das jogadas traz ao atleta uma versatilidade diferenciada. Assim, em 2022, Dorival Júnior o utilizou algumas vezes como "falso centroavante", permitindo sua entrada na área.
Com contrato com o Flamengo até 2027, Victor Hugo tem multa rescisória de 100 milhões de euros, cerca de R$ 560 milhões - as mesmas condições de Matheus França, outra joia do Ninho do Urubu.
Confira outras respostas do técnico Fábio Matias, ex-Flamengo e hoje no Red Bull Bragantino:
Você trabalhou com Victor Hugo em 2022, nas divisões de base do Flamengo. Surpreende a temporada que ele fez pelos profissionais do clube?
"Não surpreende de forma alguma. Fez um último ano de Sub-17 muito bom, um processo de transição na Copa SP e no Carioca. A evolução não surpreende. É um atleta com boa relação técnica e vinha apresentando uma evolução no clube."
Paulo Sousa e o Dorival Júnior o utilizaram em diferentes funções ao longo do ano. É uma das principais características do jogador?
"O Victor Hugo tem essa versatilidade. Consegue jogar pelo corredor lateral, os utilizamos nos treinos como 8, 10 ou 5. A maior virtude dele é próximo do gol. Tem capacidade de definição muito grande, boa presença de área e nível técnico e de entendimento do jogo muito grande. Isso facilita o processo para ele."
Ele também aparenta ser um garoto bem tranquilo fora de campo, se comunica bem. Como técnico, qual é a sua percepção sobre esse lado do Victor Hugo?
"Altamente comprometido com tudo necessário para um atleta de alto nível. Sempre demonstrou muita aplicação, o que faz muita diferença. Fora de campo, é super tranquilo, tem ótima postura, boa fala, comunicação, principalmente quando é perguntado. Nível ótimo quando se conversa sobre o jogo."