O temor com a violência em Guayaquil existe, mas a experiência dos torcedores de Flamengo que viajaram para o Equador, a fim de acompanhar a decisão da Libertadores contra o Athletico, tem sido positiva. Além da receptividade dos locais com os brasileiros, não foram registrados incidentes graves com os rubro-negros presentes.
Presente na inauguração da "Embajada Del Hincha", o carioca Eduardo ressaltou a necessidade de "ficar atento", como em sua cidade natural, mas afirmou estar se sentindo acolhido.
- A gente vem do Rio, né? Mas é sempre bom ficar atento, porque tem muito policiamento. O pessoal está ajudando os torcedores e, por enquanto, estamos nos sentindo muito bem.
Igor, também do Rio de Janeiro, teve o mesmo discurso em contato com a reportagem do LANCE!. Ciente do momento de insegurança existente na cidade, o torcedor do Flamengo falou sobre sua chegada à cidade e as notícias que chegavam ao Brasil.
- Complicado chegar, fiz escala no Panamá. Aqui, em Guayaquil, está tranquilo. Tem se falado de roubo, e tudo mais, mas, por enquanto, está tranquilo. Estou evitando ficar de bobeira na rua, andando com o nosso grupo, e está tudo bem.
As forças de segurança de Guayaquil estão empenhadas em manter o clima seguro para turistas e locais durante o evento. Até sábado, mais milhares de torcedores chegarão à cidade para acompanhar a decisão entre Flamengo e Athletico. A bola rola às 17h (de Brasília) no Estádio Monumental, com transmissão em Tempo Real do LANCE!.