Fla x Corinthians terá 1.600 agentes de segurança e ruas bloqueadas
Órgãos de segurança consideram a semifinal da Copa do Brasil, a ser disputada na quarta, no Maracanã, como "jogo de risco". Esquema de segurança foi divulgado em evento na Ferj
A primeira partida da semifinal entre Flamengo e Corinthians, no Maracanã, é considerada como "um jogo de risco" e um esquema especial de segurança foi organizado e apresentado nesta segunda em evento na sede da Ferj. 1.600 agentes da Polícia Militar, Guarda Municipal e seguranças particulares atuarão dentro e no entorno do estádio na quarta. A bola vai rolar a partir das 21h45.
As quatro vias entorno do Maracanã estarão bloqueadas a partis das 19h: Rua Eurico Rabello e Viaduto Oduvaldo Cozzi, Av. Maracanã e duas faixas da Radial Oeste (confira todas vias bloqueadas abaixo). O pedido é para que moradores da região e torcedores priorizem o uso do metrô.
Como aconteceu recentemente em partidas da Libertadores e da Copa do Brasil, o sócio-torcedor do Flamengo não poderá acessar o estádio utilizando o cartão ingresso. Serão instalados bloqueios nas ruas ao redor do Maracanã, nos quais só será liberada a passagem do torcedor com o ingresso em mãos.
Sílvio Luiz, major do GEPE (Grupamento Especial de Policiamento em Estádio), explicou a decisão, lembrando que as experiências anteriores foram positivas.
Apenas o Gepe terá 500 homens dentro de fora do Maracanã. A Guarda Municipal deslocará 352 agentes.
- É um jogo considerado de risco, sem dúvida. Existe uma rivalidade grande entre as torcidas e é uma semifinal. Os jogos contra Cruzeiro, Grêmio e Emelec foram boas experiência para os ajustes necessários. O Flamengo tem atuado com um público grande e, até o momento, não constatamos nenhum movimento de invasão ou transtorno. Infelizmente não temos a garantia de que o cenário se repetirá. A proibição do cartão ingresso não é uma crítica ao programa do Flamengo, é apenas para melhorar a segurança por conta das pessoas mal-intencionadas que utilizam o programa - disse o Major Silvio Luiz.
São mais de 36 mil ingressos vendidos para a semifinal no Maracanã. O Setor Norte e o Maracanã Mais estão esgotados, mas as vendas seguem pela internet e nos pontos físicos: Gávea, Madureira, Nova América, Mérier, Quitanda, Maracanã e Downtown. Os pontos do Plaza Niterói, Botafogo Praia Shopping, Gramde Rio e Metrô Carioca são exclusivos para troca. Mais informações em: www.flamengo.com.br/ingressos .
Apenas 2.150 ingressos foram disponibilizados para a torcida do Corinthians. O gerente de operações do Flamengo, Severiano Braga explicou no evento na Ferj que o clube da Gávea cedeu ao adversário 5% da carga de ingresso - percentual recebido pelo Rubro-Negro nas últimas partidas na Arena do rival, em Itaquera.
Desta forma, os corintianos terão uma presença "tímida" em relação a outros confrontos importantes com o Flamengo - e outros clubes cariocas - no Rio de Janeiro. Além da oferta pequena de entradas, três torcidas organizadas do clube estão punidas e impedidas judicialmente de entrar no estádio por um ano por entrarem em confronto com policiais militares, em 2016, no Maracanã: Gaviões da Fiel, Coringão Chopp e Fiel Macabra. A torcida do Corinthians entrará exclusivamente pela Rua Eurico Rabello, que terá acesso restrito.
Os portões do Maracanã serão abertos ao público geral às 19h15.
Pontos de bloqueio para a semifinal entre Flamengo x Corinthians:
- Avenida Professor Manoel de Abreu, entre a Rua São Francisco Xavier e a Avenida Presidente castelo Branco
(só ao final da partida - 23h30)
- Rua Professor Eurico Rabelo entre a Rua Paula e Souza e a Avenida Professor Manoel de Abreu
- Rua Conselheiro Olegário
-Rua Artur Menezes
- Rua Isidro de Figueiredo
- Rua Visconde de Itamarati entre a Rua São Francisco Xavier e a Rua Professor Eurico Rabelo
- Avenida Maracanã entre Rua São Francisco Xavier e Avenida Presidente Castelo Branco, ambos os sentidos
- Rua Mata Machado, entre a Avenida Maracanã e a Avenida Paula e Souza
- Viaduto Oduvaldo Cozzi, acesso a Avenida Maracanã