Depois de decidir em diversos momentos, ao longo das quatro temporadas que disputou pelo Flamengo, Gabigol passou em branco nas finais do Carioca. O atacante foi reserva na ida e jogou apenas 45 minutos na volta, sendo substituído no intervalo. Para piorar, o atacante chegou a nove jogos sem marcar, igualando seu pior jejum pelo clube.
POUCO TEMPO E FALTA DE BRILHO
Entre as duas partidas da decisão, Gabigol atuou por apenas 69 minutos, marca bem abaixo de seu habitual, especialmente em decisões. Tanto que, na totalidade da temporada, o atacante é um dos atletas que mais esteve em campo pelo Flamengo e não havia sido substituído, por exemplo, em finais.
+ Flamengo: reunião nesta segunda vai definir futuro de Vítor Pereira no clube
Apesar disso, o atacante esteve abaixo de seu habitual. Atuando fora de posição e com muita entrega, como de costume, ele tentou passar pela zaga do Fluminense, mas não teve sucesso. A atuação apagada rendeu a substituição, retornando o Rubro-Negro à formação com Matheus França, que havia obtido sucesso no jogo de ida. Vítor Pereira, inclusive, falou sobre a mudança.
- No último jogo contra o Fluminense, pretendíamos ter mais bola. O Matheus França jogou duas vezes na semana, contra Fluminense e Aucas. Hoje contávamos com ele na segunda parte. O Gabi jogou uma vez, teríamos a capacidade de reter mais a bola na frente, mas não aconteceu - disse, em entrevista.
O JEJUM
É verdade que esteve atuando fora de posição, como mencionado, tendo o pedido de retornar como centroavante apenas na partida contra o Aucas, pela Libertadores, mas Gabigol não vive seu melhor momento pelo Flamengo. Assim como em período entre os meses de agosto e outubro de 2021, o centroavante está há nove jogos sem balançar as redes pelo Flamengo.
+ Vítor Pereira diz não temer demissão no Flamengo: 'Me dedico todos os dias'
Os últimos gols de Gabriel em 2023 foram diante do Volta Redonda, em partida válida pela Taça Guanabara. Vale destacar que, em dois anos antes, contudo, o centroavante participou de dois tentos por meio de assistências. Agora, ele está a nove jogos, realmente, sem ter contribuições decisivas. Em números, é o pior momento do atacante pelo clube.
Para quebrar o jejum, Gabigol terá duas estreias pela frente: Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. O Flamengo vai até Maringá para enfrentar os donos da casa nesta quinta, às 20h (de Brasília), enquanto, no domingo, recebe o Coritiba no Maracanã.