Flamengo se antecipa e já tem substituto no elenco para a iminente saída de João Gomes
Vítor Pereira tem opções de qualidade para formar o meio de campo do Flamengo
Aos 21 anos, João Gomes firmou-se como titular de um estrelado elenco do Flamengo em 2022. O desempenho logo o colocou no radar de clubes europeus, portanto, a iminente venda para o Wolverhampton (ING) era tratada internamente como uma possibilidade real para esta janela de transferências. A volta de Gerson, que exigiu esforço financeiro e "jogo de cintura" da direção, já foi pensando em reforçar o meio de campo, setor o qual, no momento, não deve receber mais reforços.
+ Vaivém do LANCE!: confira todas as transferências de clubes brasileiros no Mercado da Bola
Além do Coringa, o Flamengo conta outros três volantes no elenco profissional: Thiago Maia, principal parceiro de João Gomes na última temporada, e os chilenos Arturo Vidal e Erick Pulgar.
Como informado pelo LANCE! em dezembro, o departamento de futebol confia que os volantes estrangeiros terão um 2023 de consolidação no Flamengo após serem contratados no segundo semestre de 2023. Vidal, aos 35 anos, foi bastante acionado por Dorival Júnior: disputou 25 jogos, contudo, pelo momento vivido por João Gomes e Thiago Maia, não brigou pela titularidade no time.
Contratado em agosto, Pulgar teve alguns contratempos em seus primeiros meses como atleta do Flamengo. Em setembro, por exemplo, retornou da seleção chilena com um incômodo no tornozelo esquerdo. Desta forma, o camisa 5 acabou atuando em oito partidas no segundo semestre. Em pré-temporada desde 26 de dezembro, o volante de 28 anos está totalmente a serviço de Vítor Pereira.
Os jovens Victor Hugo e Matheus França, ambos de 18 anos, são meias com características mais ofensivas, mas já atuaram na função, inclusive sob o comando de Dorival Júnior em 2022, e também são alternativas para a posição de volante. Ambos estão integrados ao elenco profissional.