menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Flamengo segue focado em estádio próprio, mas vê projeto ‘brecar’ por razões burocráticas

Rubro-Negro tenta colocar em prática, mas esbarra em questões burocráticas com a Caixa Econômica Federal

Terreno do Gasômetro
imagem cameraTerreno do gasômetro é o preferido do Flamengo para construção do estádio (Wagner Meier / Lancepress!)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 13/02/2023
15:34
Atualizado em 14/02/2023
09:27

  • Matéria
  • Mais Notícias

Apesar do assunto ter esfriado, o Flamengo continua focado em viabilizar o projeto para ter um estádio próprio. Mesmo utilizando o Maracanã com frequência, o Rubro-Negro acredita que a gestão do estádio vai causar mais incômodos do que tranquilidade. Por isso, a tentativa é de tirar o sonho do papel o quanto antes. 

+ Veja as principais movimentações do Flamengo no mercado da bola

Pelo tamanho dos trâmites, é claro que o projeto do estádio é de longo prazo. Segundo apurou o LANCE!, o Flamengo esbarra em questões burocráticas com a Caixa para utilizar o terreno do Gasômetro. Outros locais chegaram a ser especulados, como Deodoro e Parque Olímpico, mas o citado continua sendo o preferido da diretoria rubro-negra. 

Com o "alvo" definido, o Flamengo tenta resolver as questões financeiras o quanto antes. Pela estimativa do clube, o projeto custaria cerca de R$ 2 bilhões aos cofres e precisaria de uma mobilização grande de capital para mão de obra. Para isso, o Rubro-Negro estuda vender o nome do estádio para alguma empresa interessada. 

Além do Naming Rights, o Flamengo percebeu outras maneiras de arrecadar, como a criação do Nação BRB Fla (banco digital, aprovado pelo Banco Central) e a criação da liga de clubes. No entanto, a segunda via citada também está em estágios iniciais e, por isso, talvez não possa ser utilizada. 

+ Fase de Pedro, do Flamengo, é destaque em jornal da Espanha: 'A Europa já te espera'

Estádio do Maracanã - Flamengo
Rubro-Negro continua tendo o Maracanã como sua primeira opção (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Landim, inclusive, chegou a falar sobre o assunto recentemente. O presidente do Flamengo comentou que o fato do terreno no Gasômetro não ser do clube é um empecilho, mas não vai impedir que a situação seja resolvida. Além disso, revelou uma inspiração para o estádio do Rubro-Negro: o Signal Iduna Park, do Borussia Dortmund. 

- Nenhum presidente deste clube pode pensar pequeno. Borussia Dortmund. Lá tem a muralha amarela, o torcedor fica em cima. O estádio tem que ser grande. Não podemos pensar pequeno. O terreno foi encontrado, mas é um problema porque não é nosso - disse, em entrevista ao ge, no início do mês. 

Estádio Mané Garrincha
Mané Garrincha também foi utilizado pelo clube em 2023 (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

O L!visitou o local pretendido pelo Flamengo, que pertence à Caixa Econômica Federal desde 2012. O terreno tem cerca de 115 mil metros quadrados e custou R$ 220 milhões aos cofres da Prefeitura do Rio. A localização também ajuda, por estar próximo à Rodoviária, ao Maracanã e a Central.

+ Marcos Braz é firme na defesa de Vítor Pereira: 'O Flamengo trouxe uma comissão técnica para a temporada'

Por enquanto, o Flamengo segue jogando no Maracanã, mas irá ao Estádio Raulino de Oliveira para disputar suas próximas duas partidas. A primeira será nesta quarta-feira, diante do Volta Redonda, enquanto a segunda acontecerá no sábado, contra o Resende. Ambas são válidas pela Taça Guanabara. 

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias