Flamengo usa 32 jogadores no primeiro turno do Brasileirão; veja raio-X com destaques e decepções
Paulo Sousa e Dorival Júnior testaram opções, principalmente na defesa e no ataque. Pedro e Gabigol são os artilheiros, enquanto Arrascaeta lidera em assistências<br>
Em campanha irregular, o Flamengo utilizou 32 jogadores nas 19 partidas no primeiro turno do Brasileirão. Entre lesões e mudanças por opção, os treinadores rubro-negros, Paulo Sousa e Dorival Júnior, rodaram o elenco e fizeram uma série de testes ao longo da competição.
+ Quem chega e quem sai? Confira o vaivém do mercado no Flamengo
Ao todo, 29 jogadores diferentes foram titulares ao longo das 19 rodadas. Apenas um jogador do elenco rubro-negro atuou em todas as partidas: Everton Ribeiro. O meia, no entanto, começou no banco de reservas em cinco ocasiões. Em termos de minutagem, foi Gabigol o atleta do Flamengo mais participativo no primeiro turno.
DESTAQUES
O Flamengo tem 26 gols marcados em 19 jogos no Brasileirão. Os principais artilheiros da equipe são Pedro (6) e Gabigol (5). Em seguida, aparecem quatro atletas com dois gols cada: Everton Ribeiro, Arrascaeta, Willian Arão e Andreas Pereira. Outros sete jogadores marcaram um gol cada.
Na lista de assistências, Arrascaeta é o líder com folga. Em 15 jogos disputados, o meia distribuiu sete passes para gol e é o maior garçom da equipe. Em seguida, aparece Everton Ribeiro com três assistências. Lázaro, Pedro e Bruno Henrique têm duas cada.
+ Começo ruim, troca de treinador e evolução com Dorival: o primeiro turno do Flamengo no Brasileirão
Apesar de não aparecer na lista de goleadores e assistentes, João Gomes teve grandes atuações e foi o principal volante da equipe. Entre os jogadores de defesa, destaque para o goleiro Santos. Em seis jogos com ele de titular, o time sofreu apenas três gols e acumula cinco vitórias e uma derrota - um aproveitamento de 83%.
DECEPÇÕES
Nem todos os atletas rubro-negros se destacaram no primeiro turno do Brasileirão. Entre os goleiros, Hugo Souza e Diego Alves tiveram atuações abaixo das expectativas, por exemplo. Após um bom início, o jovem Matheuzinho caiu de rendimento na lateral-direita e perdeu a posição para Rodinei.
Contratado no início do ano, Pablo foi o segundo zagueiro com mais jogos, mas não conseguiu se firmar como titular. No meio-campo, da mesma forma, Willian Arão disputou 14 partidas, mas não manteve o nível de temporadas anteriores e acabou negociado pelo Flamengo.
+ Confira a tabela do Brasileirão e simule os resultados
Entre os atacantes, as maiores decepções foram Marinho e Vitinho. Ambos geravam expectativas na torcida no início da campanha, mas não conseguiram atender à altura. Marinho fez um gol e deu uma assistência. Vitinho está zerado em participações em gol até o momento.
Os jogadores utilizados pelo Flamengo
Goleiro: Hugo Souza (10), Santos (6) e Diego Alves (3);
Laterais-direitos: Matheuzinho (12), Rodinei (6) e Isla (6)*;
Zagueiros: David Luiz (11), Pablo (10), Rodrigo Caio (8), Léo Pereira (6), Gustavo Henrique (5) e Fabrício Bruno (2);
Laterais-esquerdos: Ayrton Lucas (14), Filipe Luís (7) e Marcos Paulo (1);
Volantes: João Gomes (15), Willian Arão (14)*, Thiago Maia (13), Andreas Pereira (13)*, Diego (9) e Vidal (1);
Meias: Everton Ribeiro (19), Arrascaeta (15), Victor Hugo (5) e Matheus França (4);
Atacantes: Gabigol (17), Pedro (16), Lázaro (16), Marinho (10), Vitinho (9), Bruno Henrique (8) e Everton Cebolinha (2).
* já deixaram o Flamengo