menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Flamengo volta a ter ‘quarteto mágico de 2019’ depois de quase um ano e confia na evolução após retorno de dupla

Arrascaeta, Everton Ribeiro, Bruno Henrique e Gabigol voltam a atuar juntos por poucos minutos no Flamengo após dez meses

Arrascaeta,-Everton-Ribeiro,-Bruno-Henrique-e-Gabigol-juntos-em-2019.
imagem cameraQuarteto mágico tem brilhado com a camisa do Flamengo desde 2019, quando conquistou o bi da Libertadores (Alexandre Vidal / Flamengo)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 06/05/2023
07:30
Atualizado em 07/05/2023
03:19

  • Matéria
  • Mais Notícias

Atual campeão da Libertadores, o Flamengo não iniciou bem a temporada e simplesmente não conseguiu conquistar os cinco títulos do primeiro trimestre de 2023 (Mundial, Recopa, Supercopa, Taça Guanabara e Carioca). No entanto, com a saída de Vítor Pereira, caberá a Jorge Sampaoli tentar fazer com que a engrenagem volte a funcionar, assim como foi com Dorival. O argentino teve uma boa notícia apesar do empate com o Racing, que foi o retorno de Arrascaeta, que atuou durante 25 minutos.

+ Confira a tabela do Campeonato Brasileiro

Com isso, o treinador teve à disposição o quarteto mágico (Everton Ribeiro, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol), mesmo que por poucos minutos. Ambos foram responsáveis pelo forte setor ofensivo comandado por Jorge Jesus, que encantou o Brasil com títulos e o bicampeonato da Libertadores, em 2019. Na época, o Rubro-Negro fez uma campanha perfeita na fase eliminatória e passou por Emelec (EQU), Internacional e Grêmio, até medir forças com o River Plate na decisão. No fim, uma final eletrizante com dois gols do atual camisa 10, que tornou-se o brasileiro com mais gols na história do torneio nesta quinta-feira. 

Vale lembrar que a última partida em que os quatro jogadores estiveram juntos foi diante do Cuiabá, em 15 de julho de 2022. Em campo, o Flamengo venceu em casa por 2 a 0, com gols de Ayrton Lucas e Gabigol, porém teve uma perda importante. Bruno Henrique sofreu uma lesão multiligamentar no joelho direito e ficou fora dos gramados por dez meses - voltou no último dia 16, na vitória da equipe diante do Coritiba, por 3 a 0.

+ Gabigol, do Flamengo, se torna o maior artilheiro brasileiro na história da Libertadores; veja o raio-x dos gols

- Em questão da lesão, estou super bem, cada vez melhor. Falta ritmo ainda para poder cada vez mais entrar na forma física. Vou tomar isso jogando, entrando. Só assim para retomar aquele Bruno Henrique - disse o atacante.

Todavia, Sampaoli sabe que o time precisa ter uma sequência positiva para adquirir confiança e confirmar a classificação para as oitavas de finais da Libertadores. Em maio, o time terá duelos importantes também pelo Brasileiro e dois clássicos contra o Fluminense, pelas oitavas da Copa do Brasil, que prometem ser eletrizantes e lotar o Maracanã. Nos três clássicos de 2023, o rival levou a melhor em dois deles, ficou com o título do Estadual e está em grande fase. Algo que faz com que o elenco rubro-negro necessite reconquistar a confiança e o equilíbrio para avançar. 

+ Apesar do empate, Erick Pulgar se destaca em retorno ao Flamengo e mostra versatilidade

Para isso, recuperar a boa forma do quarteto mágico é essencial para trazer um Flamengo com mais opções de qualidade no setor ofensivo e auxiliar Pedro, que já estufou a rede em 21 oportunidades nesta temporada. Por outro lado, o comandante sabe que Arrascaeta e Bruno Henrique necessitam ganhar ritmo de jogo para, aos poucos, retomar o espaço na equipe carioca. O uruguaio admitiu ainda não estar 100% depois de se recuperar de uma lesão no adutor da coxa esquerda que o afastou dos gramados desde 19 de março, quando enfrentou o Vasco pela semifinal do Campeonato Carioca. 

Bruno-Henrique-e-Arrascaeta
Bruno Henrique e Arrascaeta estão recuperados, mas precisam de ritmo de jogo no Flamengo de Sampaoli (Alexandre Vidal / Flamengo)

Durante a coletiva, Sampaoli fez questão de ressaltar que a dupla é "diferente" e que espera que ambos adquiram ritmo para darem mais volume ofensivo ao time. Com a presença deles ao lado de Everton Ribeiro, Gabigol pode reconquistar o bom futebol apresentado desde 2019 e ser mais eficiente em 2023. Resta saber de que maneira o treinador irá montar o sistema ofensivo, já que Pedro é o artilheiro do time - uma 'dor de cabeça' positiva que todo treinador gostaria de ter em suas equipes.

+ Com David Luiz e Rodrigo Caio, Flamengo treina de olho no duelo contra o Athletico-PR pelo Brasileirão

- Penso que Bruno Henrique precisa jogar, somar minutos, porque é um jogador muito importante para nós. Tem a mudança de sistema, de jogar com extremos e tentar ganhar profundidade pelos lados. Pensei que era o jogador indicado - disse o treinador, e em seguida falou sobre o uruguaio:

+ Arrascaeta, do Flamengo, diz não estar 100% e fala sobre possível presença contra o Athletico: ‘A gente vai avaliar’

- Espero que Arrascaeta volte a jogar muitos minutos. É um jogador que faz muita diferença em um Flamengo campeão. Ele e o Bruno Henrique são jogadores que ganharam muito e precisam de minutos porque vêm de muito tempo sem jogar. É uma alegria que [Arrascaeta] tenha voltado para a equipe continuar tendo volume de ataque - finalizou.

Confira os números do quarteto mágico do Flamengo

Gabriel soma um total de 145 gols e 41 assistências em 234 jogos com a camisa do Flamengo.   

Bruno Henrique tem 79 gols e 45 assistências em 189 jogos com a camisa do Flamengo

Arrascaeta soma um total de 54 gols e 69 assistências em 208 jogos com a camisa do Flamengo

Everton Ribeiro tem 42 gols e 59 assistências em 356 jogos com a camisa do Flamengo 

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias