Flamengo x Corinthians: BEPE vê sucesso em ação que impediu ‘invasão generalizada’ ao Maracanã
Hilmar Faulhaber, tenente-coronel do BEPE, fez balanço dos acontecimentos de quarta-feira, na final da Copa do Brasil, ao LANCE!
- Matéria
- Mais Notícias
Na final da Copa do Brasil entre Flamengo e Corinthians, uma série de tentativas de invasão ao Maracanã deixaram o clima tenso no entorno do estádio nas horas que antecederam o jogo de quarta. Ao L!, o tenente-coronel Hilmar Faulhaber, do Batalhão Especializado em Policiamento em Estádio (BEPE), avaliou o evento, o qual terminou com 15 ocorrências e 60 pessoas conduzidas ao Juizado do Torcedor.
Relacionadas
- Consideramos que foi um sucesso. Evitamos uma invasão generalizada. Mais de 2 mil pessoas tentando invadir ao mesmo tempo, em diversos locais. Então, todas as forças de segurança pública, especializadas, Choque, e os agentes privados, conseguimos manter as entradas intactas para evitar invasões generalizadas como já aconteceu em jogos passados - avaliou o tenente-coronel ao L!.
A reportagem do LANCE! registrou tentativas de invasão ao Maracanã no Setor Norte, na entrada localizada próxima ao Museu do Índio, e no Setor Oeste, em frente à rampa do metrô da Estação Maracanã.
As Avenidas Maracanã e Radial Oeste foram os pontos de conflitos mais intensos, com as forças de segurança utilizando bombas de efeito moral, spray de pimenta e balas de borracha para dispersar.
Segundo apuração do LANCE!, foram 15 ocorrência durante o evento, com 60 pessoas conduzidas ao Juizado do Torcedor. Desses, 16 foram por tentativa de invasão no Setor Sul, destinado à torcida do Corinthians - todos sem ingressos. Outros três cidadãos foram conduzidos por provocação de tumulto e um por cambismo, com dois ingressos, além de cinco mandados de prisão cumpridos.
Dentro do estádio não houve ocorrências. Mais de 68 mil torcedores acompanharam a vitória do Flamengo, nos pênaltis, sobre o Corinthians. Os cerca de 3.800 torcedores do clube paulista, assim, precisaram aguardar toda a torcida local deixar o estádio para, enfim, sair. Cerca de 40 ônibus vieram de São Paulo, e o tenente-coronel do BEPE elogiou o comportamento dos visitantes dentro do Maracanã.
- Elogiar o comportamento da torcida do Corinthians dentro do estádio. Se mantiveram tranquilos, aguardaram a cerimônia e saíram dentro de uma tranquilidade - concluiu Hilmar Faulhaber, do BEPE.
Veja, nos vídeos abaixo, outras imagens dos tumultos no Maracanã:
Acima, imagens divulgadas pela Polícia Militar dos confrontos.
Abaixo, a ação das forças de segurança no Setor Norte do estádio.
É Tetra! Relembre a campanha do Flamengo e curiosidades do título
Abaixo, torcedores tentando invadir o Setor Norte do Maracanã.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias