Gabigol pode superar duas marcas históricas pelo Flamengo na final da Libertadores

Se marcar duas vezes, como em 2019, o atacante baterá o recorde de Zico em decisões pelo clube

Escrito por

O Flamengo enfrenta o Athletico Paranaense neste sábado, valendo o título da Copa Libertadores. E uma das grandes esperanças da equipe de Dorival Júnior é Gabigol. Se contar com seu poder de decisão e marcar duas vezes, como em 2019, o atacante superará duas marcas históricas, por clube e competição. 

Em sua terceira final de Libertadores pelo Flamengo, Gabigol já marcou três vezes. As duas de 2019 estão guardadas na memória do torcedor, enquanto a de 2021 foi muito celebrada, mas acabou não decidindo o jogo para o Clube da Gávea. No momento, ele está atrás apenas de Zico. 

O Galinho de Quintino tem quatro gols, todos marcados na final de 1981, diante do Cobreloa. Dois foram no Maracanã, no jogo de ida, e os outros dois aconteceram em Estádio Centenário de Montevidéu, palco do duelo extra. Agora, caso repita o feito de 2019, Gabi pode superar a marca. 

+ Flamengo realiza último treino e está definido para final da Libertadores; veja provável escalação

Para superar Zico, Gabriel Barbosa conta com excelente retrospecto em decisões pelo clube. Ao todo, o atacante balançou as redes 11 vezes em 12 partidas, média de quase um gol por final. Além disso, o camisa 9 também é o vice-artilheiro do Flamengo em 2022, com 28 gols. 

VEJA NÚMEROS DE GABIGOL NA TEMPORADA

61 jogos (53 como titular)
4773 minutos
28 gols (0,45 de média por jogo)
5 assistências
​1 título (Copa do Brasil)

Gabigol pode se consagrar novamente em decisão de Libertadores (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Fora a artilharia histórica do Flamengo em Libertadores, Gabigol também pode se tornar o máximo goleador brasileiro da competição. No momento, ele é o segundo da lista com 28 gols marcados, sendo 27 pelo Rubro-Negro e um pelo Santos. 

+ Flamengo: LATAM avalia acionar a Justiça contra a Outsider Tours

O camisa 9 do Clube da Gávea está um gol atrás de Luizão, que, por sua vez, possui uma lista de clubes mais vasta. O centroavante, que atuou nos anos 90 e 2000, passou por Vasco da Gama, Corinthians, São Paulo e até pelo próprio Rubro-Negro. 

Para ganhar o posto de artilheiro, Gabi também deve repetir a dose de 2019 e marcar pelo menos duas vezes. Dessa forma, o atacante pode bater dois recordes em apenas um jogo, algo que ficaria marcado mais uma vez no coração do torcedor rubro-negro. 

+ VÍDEO: Diretor de vendas da Outsider Tour anuncia informações sobre novos voos para Guayaquil

Gabigol deve ser titular na equipe de Dorival Júnior neste sábado, já que o treinador pretende escalar o "time das Copas" na final da Libertadores. Flamengo e Athletico Paranaense se enfrentam a partir das 17h (de Brasília), no Estádio Monumental de Guayaquil. 

Siga o Lance! no Google News