"Alisson, do Liverpool; Hugo, do Flamengo". O segundo nome divulgado por Tite na convocação para os amistosos da Seleção Brasileira contra Estados Unidos e El Salvador, no próximo mês, foi o do goleiro do Sub-20 do Rubro-Negro. Nascido em Duque de Caxias, Baixada Fluminense, o jogador, de 19 anos e 1,99m, já teve oportunidades de treinar entre os profissionais é um dos principais nomes da base do clube da Gávea.
Carismático e com espírito de liderança, Hugo costuma ser uma das vozes mais atuantes nas palestras pré-jogo, no vestiário. Ele esteve no elenco do Flamengo que disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano, participando da campanha que levou o time rubro-negro ao título.
Descantando-se nos times de categorias inferiores, o goleiro fez parte do grupo de jovens jogadores que reforçaram a equipe rubro-negra na estreia do Campeonato Carioca deste ano, contra o Volta Redonda.
Hugo também já compôs o elenco Sub-20 da Seleção. Este ano, inclusive, foi titular no amistoso contra o México, em Manaus. À época, revelou que Taffarel, ex-goleiro da Seleção e atual preparador de goleiros na comissão de Tite, é uma das inspirações para a carreira dele.
- Não canso de ver os vídeos do Taffarel. Esses caras são referências para nós. Ter o Júlio por perto é inexplicável por todas as conquistas dele aqui na Seleção - disse, em entrevista ao site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Em maio, ele esteve com a Seleção no Torneio de Toulon, disputado na França.
Ao explicar a convocação de Hugo, Tite ressaltou estar pensando também no futuro da Seleção Brasileira.
- Nós conversamos com o (Carlos) Amadeu (técnico da Seleção Sub-20) e com o Guilherme. Essa relação de saber os atletas de suas posições, funções e qualidades que têm, estar presente para uma situação futura - apontou.
O contrato de Hugo com o Flamengo vai até dezembro de 2021.