Jorge Jesus conhece o Ninho e destaca elenco: ‘Grandes jogadores’
Jorge Jesus foi apresentado ao centro de treinamento do clube e fez elogio a estrutura do time carioca. Além disso fez uma comparação com o calendário do futebol europeu
Para quem falou que só acreditava vendo, aconteceu. Depois de negociações e de ser anunciado como novo técnico do Flamengo, o português, Jorge Jesus chegou ao Brasil e já conheceu o centro de treinamento do Flamengo, o Ninho do Urubu. Jorge foi apresentado aos membros da comissão técnica e funcionários de outras áreas do clube, além disso conheceu as instalações da sua nova casa.
As instalações do Ninho foram um dos assuntos comentados pelo comandante em um bate-papo no canal oficial do clube no Youtube. Acostumado com grandes clubes do futebol europeu, Jorge deixou claro que a estrutura oferecida pelo Flamengo não deixa desejar em relação as equipes que ele já trabalhou:
- É um espaço muito bonito e moderno, com áreas muito adequadas com aquilo que é um Centro de Treinamento. Tudo muito centralizado. Acho que foi muito bem pensado para dar garantia de trabalho aos profissionais do Flamengo.
O treinador parece contar muito com todas as áreas do clube para lidar com algo que é muito conhecido e criticado aqui em terras tupiniquins: o calendário. Mostrando conhecimento, o português fez comparações em relação ao velho continente:
- Na Europa se joga de três em três dias. Em Portugal tem quatro competições. Aqui só três. Mas o que aqui tem mais? Deslocação. Nós não andamos tantas horas para um lado para outro. Os jogadores passam muito tempo em aeroportos. Os jogadores não fazem a recuperação adequada depois dos jogos. Isso é diferente. Agora, jogar de três em três dias na Europa também. No Brasil tem 80 jogos? Na Europa também. Portanto, com isso não há diferença nenhuma.
Jorge já começou sua rotina de viagens. Antes de voltar para Europa, o treinador acompanhou a derrota do Flamengo contra o Atlético-MG no Independência. Na época o nome de Jorge Jesus era muito mais vinculado ao clube mineiro. Ele fez uma analise do que achou da partida pelo lado do Flamengo:
- Eu vi e foi um dos jogos que o Flamengo perdeu, né? Algumas coisas me chamaram atenção. Queria deixar essas coisas que vi para passar aos jogadores. A minha forma de trabalhar com João jogadores nunca vai ser pública. Vai ser sempre entre quatro paredes, como a gente costuma dizer. Mas deu para entender perfeitamente que o Flamengo tem grandes jogadores.
Perguntando também sobre o esquema favorito dos seus trabalhos, Jorge foi bem claro em relação como enxerga o futebol e suas mudanças:
- O futebol tem várias variantes que a gente pode identificar. Uma delas é o esquema, como 4-4-2, 3-5-2... isso é o princípio de tudo. Não existe um esquema melhor ou pior. Existe o esquema que o treinador acredita e desenvolve. Portanto, é isso que vou fazer. O futebol evoluiu muito. Nesse momento vamos nos virar para uma ideia é trabalhar
Jorge Jesus vai estar presente no Fla-Flu deste domingo, pela oitava rodada do brasileirão. Apesar da presença no Maracanã, Jorge só inicia suas atividades dia 20, no Ninho do Urubu. O treinador português vai ter outros sete profissionais em sua comissão técnica particular.