O calendário apertado fez com que a comissão técnica do Flamengo preservasse 12 dos principais jogadores do elenco principal neste sábado. Assim, Vítor Pereira comandou uma equipe alternativa diante do Resende e, antes da partida no Raulino de Oliveira, afirmou que as circunstâncias exigiam "soluções caseiras". Matheus Gonçalves e André, autores dos gols da vitória por 2 a 0, foram elas.
- Esse calendário exige buscar soluções. É preciso encontrá-las no clube e lançá-las na equipe principal - resumiu VP, à FlaTV, antes da partida sobre a utilização de jovens formados no Flamengo.
Matheus Gonçalves foi o cara que mudou o ritmo do ataque do Flamengo ao entrar no lugar do volante Igor Jesus na volta do intervalo. O meia-atacante colocou em prática suas principais características - o drible e a velocidade -, e o time, como um todo, cresceu. O gol acabou saindo de uma forma incomum, com um chute de pé direito de fora da área, uma vez que o garoto é canhoto.
Em sua quarta partida, foi o primeiro gol de Matheus Gonçalves pela equipe profissional. Completando 18 anos em agosto, o meia-atacante tem contrato com o clube até setembro de 2025. A joia é considerada um dos talentos mais promissores da "geração 2005" do Flamengo e do país.
O centroavante André, de 20 anos, também fez seu primeiro gol com o time principal. Foi a sexta partida do jogador que tem vínculo com o Flamengo até dezembro de 2024. Na última temporada, o atacante já vinha treinando com o grupo principal e sendo relacionado pelo treinador Dorival Júnior.
André chegou ao Flamengo com 17 anos, em janeiro de 2020, após se destacar pelo América. O destaque nas divisões de base foi imediato, com o atleta renovando seu vínculo em 2021. A multa rescisória de André é próxima aos 50 milhões de euros, cerca de R$ 276 milhões na cotação atual.