A chegada de Tite ao Flamengo trouxe de volta a regularidade e, com ela, a retomada da esperança. Mas para que fosse possível fazer os rubro-negros voltarem a sorrir, o professor precisou trabalhar. Atuando praticamente como um mecânico, Adenor ajustou movimento e equilíbrio, acertou a engrenagem e fez o Fla voltar à transmitir potência.
+ Tite elogia postura do Flamengo e muda discurso sobre briga por título do Brasileirão
Para que o aproveitamento do professor fosse efetivo, o trabalho foi dividido em partes. São elas: gentileza e relacionamento humano, motivação e padrão de jogo.
GENTILEZA E ESTILO PAIZÃO
A maior mudança de Tite foi a atenção ao lado humano do trabalho. Se com Jorge Sampaoli o Flamengo praticamente não tinha nenhuma relação, o perfil de Adenor é inverso. Com estilo paizão, o técnico já chegou ao Ninho do Urubu fazendo questão de ser presente e demonstrar gentileza.
MOTIVAÇÃO
Junto com a melhora do relacionamento humano, Tite trouxe a motivação aos atletas. Injeções de confiança ao elenco rendem frutos, e diversos jogadores que viviam má fase e eram alvo de críticas, já iniciaram o processo de recuperação e volta por cima. Cebolinha e Pedro são os principais exemplos.
PARTE TÉCNICA E TÁTICA
Com o time confiante e as relações fortalecidas, Tite iniciou o trabalho técnico. Pouco mais de um mês à frente do Flamengo, o treinador trouxe organização e estabeleceu um padrão de jogo. O Rubro-Negro já tem a cara de Adenor: defesa sólida, equilíbrio, potência, regularidade. MENGO!
+ ➡️ Tudo sobre o Mengão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Flamengo
EVOLUÇÃO, OBJETIVOS DE 2023 E PROJEÇÃO DE 2024
Após nítida evolução, o Flamengo fez o próprio Tite mudar o discurso da temporada de 2023. Se o treinador não tirava "os pés do chão" e garantia que o foco era a classificação direta para a Libertadores, agora, Adenor já assume a chance real de brigar pelo título do Brasileirão. E ao final da temporada, o técnico começará a esboçar os próximos passos.
Para 2024, há uma certeza: MUDANÇAS. Tite vai ser o responsável por comandar a reformulação do Flamengo, e a projeção da próxima temporada será baseada, inclusive, nas informações e problemas identificados em 2023. E que o próximo ano seja leve, feliz e intenso como o Fla em sua essência para retomar o caminho das glórias.
NÚMEROS DE TITE PELO FLAMENGO
8 jogos
5 vitórias
1 empate
2 derrotas
66,7% de aproveitamento
13 gols
6 gols sofridos
4.9 chutes para marcar um gol
13.5 chutes para sofrer um gol
5 jogos sem ser vazado
Tirou uma diferença de 11 para 2 pontos do líder no Brasileirão