O Flamengo foi campeão Brasileiro de 1987? O que foi a Copa União?
Entenda a polêmica por trás do Brasileirão de 1987
- Matéria
- Mais Notícias
Em 13 de dezembro de 1987, o Flamengo se sagrou campeão da Copa União ao derrotar o Internacional por 1 a 0 no Maracanã. Para muitos, principalmente rubro-negros cariocas, o título corresponde ao Campeonato Brasileiro daquele ano. No entanto, para a Justiça e Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Sport é o verdadeiro campeão nacional. Mas o que aconteceu? O Lance! explica.
Relacionadas
+ Ranking de patrocínio: veja os clubes da Série A com mais marcas no uniforme
Os antecedentes
Após o confuso Brasileirão de 1986, que contava com 80 clubes no total divididos em dois torneios internos (Taça Ouro e Torneio Paralelo), a CBF prometeu mudanças para a competição no ano seguinte. Seria, então, criada a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro em 1987, com os 24 melhores times do campeonato anterior.
Contudo, ao final do torneio, a entidade alegou não ter condições financeiras de promover o torneio. A versão não oficial, porém, envolve o Botafogo: o alvinegro não se classificou para a disputa da elite do Brasileirão e foi rebaixado. Desta forma, a CBF teria voltado atrás na realização do novo formato para beneficiar o clube carioca.
+ OPINIÃO: Se Sampaoli não fica, por que continua?
Os maiores clubes do país se unem e a CBF responde
Por conta da ausência da entidade, foi fundado o Clube dos 13 em abril de 1987, com o objetivo de organizar um Campeonato Brasileiro com os times de maior torcida do país. Assim, Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Grêmio, Internacional, Atlético Mineiro, Cruzeiro e Bahia anunciaram que disputariam um torneio próprio.
A CBF, então, se mobilizou e anunciou que realizaria a competição com 40 clubes, como era feito anteriormente. Os grandes fizeram uma composição com a CBF, mas seguiram com o que chamaram de Copa União, convidando também Santa Cruz, Goiás e Coritiba para se juntar ao torneio.
+ Flamengo: Landim fala de gramado do Maracanã e desconversa sobre festa de Gabigol
Por sua vez, a CBF fez um regulamento no qual era previsto um cruzamento entre campeão e vice da Copa União (que a entidade chamou de Módulo Verde) e campeão e vice do Módulo Amarelo (visto na época como segunda divisão). Entretanto, o Clube dos 13 rechaçava a disputa final proposta pela confederação.
No entanto, o cenário mudou quando o representante do Clube dos 13 e do Vasco da Gama, Eurico Miranda, se reuniu com a entidade e assinou o acordo que previa o cruzamento. Outros presidentes dos times fundadores do bloco afirmaram que Eurico traiu o movimento, pois o combinado era não ceder às pressões da CBF. Ele, porém, dizia que todos sabiam e que fez o necessário para a realização do torneio.
+ Atlético agora é tri: o Bangu também pode ser reconhecido como campeão brasileiro?
Dentro de campo
O Campeonato Brasileiro teve início em meio às discussões, com a confederação afirmando que haveria cruzamento e o Clube dos 13 negando. Desta forma, a Copa União era transmitida e assistida como a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro em 1987 por todo o Brasil, com a TV Globo exibindo nacionalmente um jogo por rodada, às 17h do domingo.
+ Palmeiras tem Mundial? Como foi a Copa Rio de 1951?
Ao final do torneio, como citado anteriormente, o Flamengo se sagrou campeão ao vencer o Internacional na final no em 13 de dezembro. No mesmo dia, Márcio Braga, presidente do Rubro-Negro, afirmou que não haveria cruzamento. Já no Módulo Amarelo, Sport e Guarani fizeram uma final sem vencedores, pois o empate persistiu até o placar de 11 a 11 nos pênaltis. A partida foi encerrada e os dois clubes foram considerados campeões.
Já no início de 1988, a CBF montou a tabela com o cruzamento previsto. Sport e Guarani entraram em campo nas partidas marcadas contra Inter e Flamengo, respectivamente, foram decretados vencedores por W.O. pois os adversários seguiram a ordem do Clube dos 13 de não jogar. Na decisão, o Leão derrotou o Bugre após empate por 1 a 1 na ida, em Campinas, e vitória por 1 a 0 na volta, no Recife, e foi proclamado campeão brasileiro pela CBF.
+ Caio Martins vai acabar? Saiba os planos para o estádio que já foi do Botafogo
Afinal, quem é o Campeão Brasileiro de 1987?
O Fla, por anos, buscou na Justiça o direito de ser reconhecido como o campeão brasileiro de 1987. Entretanto, o imbróglio não teve final feliz para os rubro-negros cariocas, já que em 2018 o Superior Tribunal Federal decretou o Sport como o vencedor oficial da competição. Então, pode-se afirmar que, oficialmente, o Flamengo é, apenas, o campeão da Copa União (ou Módulo Verde) de 1987, mas, nada impede que o torcedor se intitule o campeão brasileiro daquele ano, assim como era visto na época.
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias