OPINIÃO: ‘Derrota para o Sport reabriu a ferida do Flamengo’

Daniel Bortoletto, editor do LANCE!,  lembra que responsabilidade pelo atual momento não é apenas de Zé Ricardo ou de Alex Muralha, alvos dos torcedores

Escrito por

"A derrota para o Sport reabriu a ferida do Flamengo, que estava em processo de cicatrização após a eliminação precoce na Libertadores da América. E justamente quando o clube prepara a reabertura da Arena do Urubu, pouco depois de receber Everton Ribeiro com grande festa e prestes a iniciar a venda de uma nova camisa. E, por todos esses elementos, vai sobrar para muita gente.

Em campo, Muralha é o principal alvo da torcida. Óbvio pela sequência de falhas recentes. Na Ilha do Retiro, o show de horrores no segundo tempo deixou a situação do goleiro insustentável para seguir como titular.

Ao lado do campo, Zé Ricardo jogará pela sobrevivência contra o Avaí, na Ressacada. A insistência na escalação de alguns jogadores e a desorganização tática nos últimos jogos o colocam em xeque. Seria o nome ideal para transformar um elenco estelar em um time vencedor? Hoje a dúvida é enorme. Zé teve muito mérito ao arrumar o "legado" de Muricy. E merece crédito por isso. Mas precisa de uma série de vitórias para poder provar outra vez ser capaz de seguir no comando. E deverá ser forçado a barrar alguns homens de confiança para ganhar apoio.

Vejam como o futebol é dinâmico. No desembarque de Everton Ribeiro, na terça, Rodrigo Caetano foi beijado, abraçado e foi chamado de rei. Só faltou ser jogado para o alto. Hoje o homem forte do futebol já é cobrado pela torcida nas redes sociais, sendo "responsabilizado" pelo desequilíbrio na montagem dos setores do time. Excesso de craques renomados no meio e no ataque e carência na defesa. Faltou planejamento?

Superar momentos de crise com rapidez passa muito pela habilidade do comandante. E neste caso Eduardo Bandeira de Mello será testado. Ele, que assumiu a vice-presidência de futebol após a prisão de Flávio Godinho,em janeiro, vai colocar um aliado na função para blindá-lo? Ou vai assumir a responsabilidade sozinho? Os méritos na questão do saneamento das dívidas do clube são claros. Resta agora saber transformar tudo isso em vitórias em campo."

Siga o Lance! no Google News