Após dois dias de folga, o Flamengo se representou nesta quarta-feira (14), para iniciar o período focado em treinamentos e evolução do trabalho de Jorge Sampaoli. Durante paralisação para a data Fifa, os jogadores terão tempo para assimilar melhor as ideias do técnico, evoluir fisicamente e taticamente e, de quebra, aumentar a competitividade interna na briga por posição.
Atualmente, o titular do gol do Flamengo é Matheus Cunha, que vive boa fase com o treinador. Santos é a segunda opção, e Hugo Souza, a terceira - até a chegada de Rossi -. Com os 10 dias apenas para treinos, os arqueiros vão tentar mostrar serviço e lutar por uma nova chance no gol rubro-negro.
Na lateral-direita, Wesley é o atual titular e vem em franca evolução sob o comando do argentino. Varela é a segunda opção do elenco, e Matheuzinho, que estava lesionado, corre por fora. O jovem, entretanto, é uma aposta de Jorge Sampaoli, que confia no potencial do camisa 34 e aguarda sua total recuperação.
Na zaga, três dos cinco jogadores disponíveis têm as maiores chances com Sampaoli. Fabrício Bruno é titular absoluto um dos principais destaques da temporada. No esquema com dois zagueiros, Léo Pereira vinha sendo titular, mas se lesionou e viu David Luiz reassumir a posição. David não fez um bom início de ano, mas parece estar retomando a confiança e deve brigar com Léo pela vaga entre os 11 iniciais.
Quando opta por escalar o time com três zagueiros, Sampaoli utiliza os três citados. Rodrigo Caio e Pablo, que completam o plantel, correm por fora. Pablo não está nos planos e deve ser negociado. Rodrigo tem vínculo com o clube até dezembro deste ano e não deve renovar. O camisa 3 já pode assinar pré-contrato a partir de 1º de julho.
Pela lateral-esquerda, o Flamengo tem dois jogadores disponíveis: Ayrton Lucas, titular absoluto e um dos protagonistas da temporada, e Filipe Luís. Nesse caso em específico, Ayrton segue como o principal da posição, não apenas pela grande apresentação em 2023, mas também pela questão física do camisa 16. Filipe, inclusive, avalia a possibilidade de se aposentar no final do ano, quando se encerra o vínculo com o Fla.
Para a volância, Jorge Sampaoli tem à disposição: Pulgar, Thiago Maia, Gerson e Vidal. Erick foi um dos jogadores recuperados pelo argentino e, hoje, não tem a titularidade discutida. Thiago também vem jogando com frequência e cresce com o treinador, que gosta muito de seu futebol. Gerson é homem de confiança e está garantido no 'time ideal' do argentino. Arturo é carta fora do baralho e será negociado. O chileno já anunciou sua saída do clube ao fim do contrato - que se encerra em dezembro.
A meiuca do Flamengo conta com Arrascaeta e Everton Ribeiro, ambos titulares absolutos. Ídolos do clube, são peças de confiança de Sampaoli, exercem papel de liderança e protagonismo na temporada. O período de paralisação, inclusive, será importante para os camisas 7 e 14, que retornaram de lesão recentemente e terão tempo para evoluir a forma física. Victor Hugo e Matheus França também estão à disposição do treinador, que terá tempo de aprimorar as qualidades dos jovens e aumentar o leque de opções.
+ Veja tabela do Flamengo no Brasileirão
Já no ataque, no momento, Gabigol é o único garantido entre os 11 iniciais. Pedro começou a temporada tendo muitas chances com Sampaoli, mas 'perdeu' um pouco de espaço e foi para o banco de reservas. Durante a paralisação das atividades, o camisa 9 não estará disponível para o treinador, visto que foi convocado pela Seleção Brasileira. Os outros nomes são Everton Cebolinha, que recebe muitas oportunidades, mas não é titular, e Bruno Henrique, que está retornando de lesão. Marinho, que completa a lista, está fora dos planos da comissão, mas tem contrato até dezembro.
Outros nomes estão chegando para reforçar o plantel rubro-negro, mas não estarão à disposição de Sampaoli neste período de pausa. São eles: o goleiro Rossi, ex-Boca Juniors, e o atacante Luiz Araújo, ex-Atlanta United. Ambos foram contratados nesta janela e ainda não se apresentaram ao Flamengo.
O Rubro-Negro ainda negocia com outros dois nomes para a janela do meio do ano: Allan, volante do Atlético-MG, e Nicolás De La Cruz, do River Plate. O último, entretanto, tem situação mais complicada, visto que o River pretende aguardar o fim da fase de grupos da Libertadores para decidir o futuro do jogador. O time argentino já tem a proposta oficial do Fla pelo meia em mãos.
O Flamengo ficará apenas treinando até o dia 22 de junho, quando, enfim, volta aos gramados. O retorno do Rubro-Negro a campo será contra o Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista. A partida, válida pela 11ª rodada do Brasileirão, será disputada às 21h30 (horário de Brasília).