Por onde anda o ‘Senhor Waldemar’, ex-técnico do Flamengo que virou meme?

Waldemar Lemos ficou marcado pela reação da torcida rubro-negra no momento de sua apresentação

Escrito por

Em outubro de 2003, o Flamengo passou por um dos episódios mais inusitados de sua história. O anúncio de Waldemar Lemos para o cargo de treinador chocou torcedores e imprensa, pelo desconhecimento do escolhido por boa parte dos presentes e por ele ser irmão de Oswaldo de Oliveira, técnico recém demitido. Agora, 20 anos depois, por onde anda o 'Senhor Waldemar'?

+ Do ‘meme’ à revolução: ESPN prepara documentário sobre futebol brasileiro

Waldemar Lemos em sua passagem como técnico do Flamengo (Foto: Marcelo Ferrelli/Gazeta Press)

Atualmente, Waldemar Lemos não comanda nenhum clube e seu último trabalho foi na Anapolina, de Goiás, na disputa da Série D de 2019. Aos 69 anos, o treinador dedica seus dias a projetos sociais com crianças de seu bairro, o Recreio, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A informação veio do próprio Waldemar em entrevista ao jornalista Mauro César Pereira, no UOL Esporte, em 2021. Além disso, trechos divulgados do documentário "Por que Waldemar?", que será lançado pela ESPN em outubro deste ano, mostram o técnico atuando nos projetos.

Como treinador, Waldemar rodou por times do Brasil e do exterior. Antes do Flamengo, ele havia comandado os modestos São Cristóvão e Goytacaz, do Rio de Janeiro, e o Fluminense, em 2002. No Rubro-Negro, apesar dos protestos, ficou à frente do time por 11 jogos, somando seis vitórias, três empates e duas derrotas, deixando o clube na 8ª posição do Brasileirão de 2003. Foi desligado do clube ao final daquele ano.

+ Veja quanto o Flamengo já gastou com multas rescisórias de treinadores na Era Landim

Waldemar retornaria ao Flamengo em 2006, quando comandou o time por sete partidas, com três vitórias, três empates e uma derrota, além da classificação à final da Copa do Brasil. No entanto, foi demitido antes da decisão contra o Vasco, para a chegada de Ney Franco. Ele teve passagens, ainda, por Joinville, Figueirense, Remo, Atlético-GO, Sport, ABC, Náutico, Pohang Steelers (Coréia do Sul), entre outras equipes.

Siga o Lance! no Google News