Passagem de Sampaoli pelo Flamengo é marcada por polêmicas; relembre
Técnico foi demitido do Rubro-Negro nesta quinta-feira (28)
O Flamengo anunciou a demissão do técnico Jorge Sampaoli, após perder o título da Copa do Brasil e nas vésperas do jogo contra o Bahia. Anunciado no dia 14 de abril e demitido nesta quinta-feira (28), a passagem de Jorge Sampaoli no Ninho do Urubu é repleta de polêmicas, resultados ruins e muita crítica da torcida flamenguista. Relembre passagem do treinador.
+ Flamengo anuncia demissão de Jorge Sampaoli
No clube desde abril, Sampaoli nunca teve proximidade com os jogadores e funcionários, e a relação sempre foi estritamente profissional. As coisas começaram a desandar no dia 29 de julho, ao final do jogo entre Flamengo e Atlético-MG, no Independência, quando o ex-preparador físico e braço direito do argentino, Pablo Fernández, atingiu Pedro com um soco no rosto, após o jogador ter se recusado a aquecer durante a partida. Mesmo com a confusão, o treinador foi mantido no cargo, e apenas Pablo deixou o clube
+ Garanta a sua vaga no curso que formou craques como Pet, Dante e Léo Moura! Cupom: LANCE1000
Sete jogos depois, em jogo épico no Independência, o Flamengo venceu o Atlético-MG de virada, nos últimos minutos, e o que parecia festa, se tornou caso de polícia. No vestiário pós-jogo, o ex-preparador físico, Pablo Fernandez, atingiu com um soco no rosto de Pedro, após o mesmo ter se recusado a aquecer durante a partida. Mesmo com a confusão, Sampaoli ficou no clube e apenas Pablo foi demitido.
+ Demissão de Sampaoli repercute em peso entre torcedores do Flamengo na web; acompanhe
O clima que já estava frio, ficou pior, e assim o Flamengo foi encarar o Olímpia pelas oitavas de final da Libertadores. O Rubro-Negro venceu por 1 a 0 no Maracanã e levou uma vantagem pequena para Assunção. No segundo jogo, o Clube da Gávea começou vencendo, mas sofreu a virada e acabou eliminado de forma precoce do torneio, agravando a crise que já pairava no ar.
Com o comando enfraquecido, outra bomba explode no Ninho do Urubu: a troca de agressões entre Gerson e Varela após discussão durante o treino. Na ocasião, o uruguaio levou a pior e quebrou o nariz. O caso ocorreu às vésperas do segundo jogo da semifinal da Copa do Brasil, contra o Grêmio. Apesar do ocorrido, o Fla se classificou e chegou à final da competição. Logo depois, os jogadores esclareceram o caso em suas redes sociais.
Todo o caos nos bastidores influenciou diretamente no rendimento, que também decaiu. Os resultados pioraram, e as críticas que já existiam, aumentaram. O ambiente, que não era favorável, foi ficando cada vez mais desgastado, ao ponto de não haver o menor contato entre comissão técnica e funcionários no Ninho do Urubu.
Em 39 jogos pelo Flamengo, Jorge Sampaoli usou 39 escalações diferentes. A leva de resultados ruins, principalmente após a derrota de 3 a 0 para o Athletico-PR, e o empate sem gols contra o Goiás, fizeram os pedidos pela demissão do argentino se intensificarem. O argumento? Tentar salvar o título da Copa do Brasil. O Fla, no entanto, não mudou de decisão e manteve o treinador no cargo.
Na primeira partida da final da Copa do Brasil, o Flamengo perdeu no Maracanã, e Sampaoli protagonizou duas cenas polêmicas. Ele deixou o campo antes do fim do primeiro tempo, e no encerramento da partida, o treinador chutou as grades de segurança do Maracanã. No jogo da volta, o Flamengo começou vencendo, mas sofreu o empate e perdeu o título para o Tricolor Paulista, amargando o quarto vice no ano.
Jorge Sampaoli encerra a passagem pelo Flamengo com 39 jogos, 20 vitórias, 11 empates e oito derrotas. Foram 63 gols marcados e 41 sofridos. O argentino deixa o Rubro-Negro como vice da Copa do Brasil e fora da zona de classificação para a Libertadores.
* João Pedro colaborou sob supervisão de Paula Mattos