Por que Sampaoli é bem avaliado e foi contratado pelo Flamengo?
Técnico argentino aceita o desafio e assina contrato com o Flamengo até dezembro de 2024
"Plano B" no momento da demissão de Vítor Pereira, Jorge Sampaoli foi anunciado como técnico do Flamengo nesta sexta-feira. Apesar de estar inicialmente "atrás" de Jorge Jesus, o argentino tem o nome bem avaliado pela gestão de Rodolfo Landim há anos e alguns fatores motivaram e facilitaram o acordo. As partes chegaram ao acerto menos de 48 horas após o primeiro contato oficial.
A disponibilidade de assumir imediatamente o comando do time e o desejo demonstrado há anos por Sampaoli, nos bastidores, em dirigir o Flamengo, foram determinantes para o convite e o desfecho positivo. De todo modo, o trabalho do treinador é familiar ao grupo de Landim há quase uma década. Como o L! contou, Sampaoli chegou a ser anunciado como futuro técnico do clube caso a chapa de Wallim Vasconcelos - da qual o atual mandatário fazia parte - fosse eleita - entenda.
Quando foi eleito pela primeira vez, em 2018, Landim voltou a elogiar Sampaoli - que viria a ser técnico do Santos em 2019 -, mas afirmou que não tentou a contratação do estrangeiro. A partir daquele momento, o nome do argentino passou a ser mais comentado e bem avaliado na Gávea.
DNA OFENSIVO E PASSAGENS PELO BRASIL
Jorge Sampaoli preza por um futebol ofensivo e, por isso, se encaixa no DNA do futebol do Flamengo. Acredita-se que o treinador será capaz de recuperar todo o potencial de Arrascaeta, Gabigol, Pedro e companhia, mesmo que os times de Sampaoli se caracterizem pela verticalidade.
As passagens pelo futebol brasileiro renderam um título a Sampaoli, mas os trabalhos por Santos e Atlético-MG tiveram, sim, bons momentos. Com resultados frustrantes nos mata-matas, o Peixe fez sua melhor campanha na Série A desde 2006, com 74 pontos, sendo vice-campeão do Fla de Jorge Jesus. O aproveitamento foi de 61,5% dos pontos, com 35 vitórias, 15 empates e 15 derrotas. A relação desgastada com a direção e a falta de perspectiva de reforços interromperam o trabalho.
No Galo, onde teve 25 vitórias, nove empates e 10 derrotas, conquistou seu único título no futebol brasileiro: o Campeonato Mineiro. No Brasileirão de 2020, levou o time à classificação direta para a fase de grupos da Libertadores, deixando o clube para acertar com o Olympique Marseille (FRA).
NOME PESADO PARA UM VESTIÁRIO PESADO
Além dos trabalhos no Brasil, Sampaoli se notabiliza por já ter comandado as seleções da Argentina e do Chile. O "peso" do nome e a experiência com vestiários complicados deu ao clube a confiança de que o técnico é capaz de liderar e recuperar o futebol e a confiança do estrelado elenco rubro-negro.