Relembre a última vez que o Flamengo não trocou de técnico durante a temporada
Rubro-Negro teve mais de 24 treinadores durante o período
Nesta segunda-feira (30), o Flamengo anunciou a demissão de Tite depois de menos de um ano de trabalho à frente do clube rubro-negro. O treinador deixou o cargo depois de vitória sobre o Athletico-PR no Maracanã e se tornou o décimo comandante desde o início da gestão do presidente Rodolfo Landim.
▶️ Preparado para assumir o Flamengo? Relembre declaração de Filipe Luís
A última vez que o clube da Gávea não trocou de técnico durante a temporada foi em 2011, com Vanderlei Luxemburgo. O treinador chegou no final de 2010 e saiu no início de 2012. Desde então, o Flamengo teve pelo menos dois técnicos por ano. Naquele ano, Luxa comandou a equipe em 69 jogos, sendo 33 vitórias, 26 empates e 10 derrotas, alcançando uma marca de 16 jogos de invencibilidade, que só seria quebrada com Jorge Jesus em 2019.
A rotativa dos técnicos do Flamengo é uma das maiores entre os clubes brasileiros no século XXI. Desde 2011, foram 24 técnicos em 13 anos. O único indiscutível da grande lista foi Jorge Jesus, que ficou por mais de um ano, mas saiu por escolha própria.
Desde o técnico português, foram dez técnicos que não chegaram a completar um ano no comando do Rubro-Negro. Relembre a lista:
- Domènec Torrent (três meses)
- Rogério Ceni (oito meses)
- Renato Gaúcho (cinco meses)
- Paulo Sousa (cinco meses)
- Dorival Júnior (cinco meses)
- Vitor Pereira (três meses)
- Jorge Sampaoli (cinco meses)
- Tite (onze meses)
Ao todo, o treinador comandou o Flamengo em 68 partidas, com 41 vitórias, 11 empates e 16 derrotas, tendo chegado ao cargo em outubro de 2023. À frente do Rubro-Negro, o gaúcho conquistou apenas o Campeonato Carioca de 2024.