O executivo de futebol do Flamengo, Rodrigo Caetano, foi aclamado presidente da Associação Brasileira dos Executivos de Futebol, nesta segunda-feira, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, durante o XIV Encontro da entidade. Profissionais de clubes de diferentes divisões do esporte nacional marcaram presença no local.
Com chapa única na eleição, o dirigente do Rubro-Negro substituirá Ocimar Bolicenho, atual presidente da ABEX Futebol. A nova diretoria também contará com Cícero Souza (vice-presidente), Thiago Scuro (1° secretário), Marcos Vinícius Beck Lima (2° secretário), Rafael Zucon (1° tesoureiro), Marcelo Barbarotti (2° tesoureiro), Frederico Gomes (diretor de comunicação), Fábio Barrozo (diretor de eventos), Jorge Macedo (diretor de patromônio/RH), Júlio Soster (presidente do conselho fiscal), Carlos Killa (relator do conselho fiscal), Edgard Montemor (secretário do conselho fiscal) e André Figueiredo (diretor de categorias de base).
- Queria agredecer profundamente ao apoio. Obrigado, de coração, a todos. Somos e seremos, em força e em qualidade, muitos - disse Rodrigo, após a confirmação de sua eleição para o cargo.
O evento foi dividido em duas partes. Pela manhã, André Figueiredo, executivo de base do Atlético-MG, deu início às atividades, explicando as novas medidas adotadas pelo clube mineiro no recrutamento de jovens jogadores, desde a queda para a Segunda Divisão nacional, em 2005, passando pelo retorno èlite, até a atualidade.
Na sequência, Daniel Muniz Silva trouxe as novidades da Easy Sponsor, plataforma que faz a negociação direta, entre clubes e empresas, dos espaços destinados à publicidade nos uniformes das equipes de futebol. A ferramenta visa a venda das exposições pontuais (jogo a jogo).
Depois, o programa Raio X da Rodada teve suas inovações apresentadas por Marcelo Batista. A ferramenta virtual reúne súmulas e outras notificações a respeito do clube cliente e seus adversários, antes das partidas, incluindo eventuais punições de atletas impostas pelo STJD. Cícero Souza, gerente de futebol profissional do Palmeiras, também conversou com a plateia sobre as atividades do alviverde paulista no ramo.
Outras palestras também marcaram a tarde do evento, entre elas a da Fundação Getúlio Vargas. Com Marcelo Rotenberg, a FGV levou o tema "Brasileirão na Rede" para o debate, indicando os números e as metodologias de pesquisa utilizadas pelos internautas nas redes sociais para comentar os jogos da rodada e outros acontecimentos de destaque.
Depois da eleição que confirmou Rodrigo Caetano como o novo presidente da ABEX Futebol, Gabriel Cintra (IBN Brasil) analisou a gestão financeira de atletas profissionais de diversos esportes.