Os torcedores do Flamengo encontraram problemas para entrar com bandeiras e balões no Monumental, apesar das placas expostas ao redor do estádio, as quais dizem que estes materiais estariam permitidos seguindo a lei peruana.
Em um primeiro momento, os seguranças estavam impedindo a entrada e alguns rubro-negros abandonaram os itens na porta. Ao LANCE!, o major da polícia do Peru afirmou que a apenas está sendo respeitada a lei local. Nas placas entorno do estádio e em nota publicada pela Conmebol, são permitidas bandeiras de 2mx1m sem mastro, papel picado e balões de ar.
Ainda nestas placas, está dito que a norma aplicada na final da Libertadores será de acordo com a “Lei Peruana n° 30037 e sua regulamentação”, visando prevenir e sancionar a violência em espetáculos esportivos.
Os torcedores com o material possuem um ofício de liberação por parte da Conmebol, obtido após a apresentação do material na reunião de segurança da partida. São 20 mil balões vermelhos e pretos que foram cedidos pelo Flamengo.