Saiba como joga Matias Viña, alvo do Flamengo
Veja as principais características do lateral-esquerdo que está na mira do Rubro-Negro
Em busca de reforços para 2024, o Flamengo se movimenta no mercado e tem um novo alvo definido: Matias Viña. O lateral-esquerdo é o nome preferido da diretoria para substituir Filipe Luís. Dessa forma, o Lance! te explica como joga o atleta, que atualmente defende o Sassuolo (ITA) e a Seleção Uruguaia.
CARACTERÍSTICAS
Aos 26 anos, Matias Viña tem um estilo de jogo que se aproxima mais de Filipe Luís do que de Ayrton Lucas, por exemplo. Isso não significa que estejamos comparando os atletas, mas sim, deixando a forma de entendimento mais 'clara'.
+ ➡️ Tudo sobre o Mengão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Flamengo
Nesse sentido, Viña é um lateral mais construtor, passador, que ocupa o meio-espaço e atua mais 'fazendo facão', se aproveitando da profundidade do companheiro. Ayrton Lucas, por sua vez, exerce mais essa profundidade e intensifica as idas à linha de fundo.
PONTOS POSITIVOS
- Boa leitura de espaços (com e sem a bola)
- Boa construção de jogadas (por dentro e por fora)
- Desarme
- Velocidade
VIÑA NA SELEÇÃO URUGUAIA
O foco em sua participação é defensivo, onde está a maior concentração de jogadas, conforme mapa de calor. Sob o comando de Marcelo Bielsa, Viña dá o passe explorando a profundidade dos seus companheiros, mas tem maior movimentação caindo pela diagonal e preenchendo o meio espaço.
VIÑA NO SASSUOLO
No seu clube atual, pelo futebol italiano, Viña também se destaca na diagonal, mas em relação ao mapa de calor da Seleção Uruguaia, tem presença mais ofensiva e ida à área. Apesar disso, segue o padrão de atuação por dentro.
ATUAL TEMPORADA
Viña foi emprestado ao Sassuolo no fim de julho, disputou 15 jogos pela equipe, sendo 13 como titular, e deu três assistências. Pela Seleção Uruguaia, foram cinco partidas, quatro como titular, e uma assistência. Os dados são do portal estatístico Sofascore.
Matias Viña é o nome escolhido pela diretoria para suprir a saída de Filipe Luís. O lateral pertence à Roma, mas está emprestado ao Sassuolo. De acordo com a imprensa italiana, a Roma pede 10 milhões de euros, R$ 53,7 milhões pelo jogador.