Sampaoli dispensa polêmicas de arbitragem e vê cansaço como fator ao Flamengo: ‘Muita exigência física’

Treinador concede coletiva após o clássico polêmico desde domingo (16), que terminou em empate sem gols

gazeta-press-foto-1899582-scaled-aspect-ratio-512-320
Sampaoli mexeu no time, mas as mudanças não surtiram efeito (Foto: Delmiro Junior/Photo Premium/Gazeta Press)

Escrito por

O Flamengo empatou em 0 a 0 com o Fluminense, no Maracanã, em jogo válido pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Após a partida, o técnico Jorge Sampaoli concedeu coletiva e evitou falar sobre polêmicas de arbitragem, embora elas tenham sido frequentes no clássico, tendo dois gols anulados e mais de dez cartões.

- Creio que a sequência elevou a competitividade. Vamos tomando decisões, viemos de eliminar times bons na Copa do Brasil, de alto desgaste psicológico. Toda a energia que o time colocou no primeiro tempo, sentimos no segundo tempo. Eles também têm mérito, é bom e joga bem, fomos superados por eles. Sobre a arbitragem, novamente, não gosto de falar. Não vou conseguir resolver isso, eu consigo mexer no time - disse.

Além das questões de arbitragem, o treinador comentou que viu um bom jogo no Maracanã, mesmo que o Flamengo não tenha sido dominante como ele gostaria. O treinador falou sobre a sequência desgastante em gramados sintéticos e analisou a melhora do Rubro-Negro com relação ao início do ano.

- Penso que o time teve uma sequência de muita exigência física. No segundo tempo, sentimos isso. Sobre os ajustes na pressão do campo do rival, eles estavam saindo dela. O time tentou reduzir espaços lá atrás. Coloquei o André para ter velocidade. Hoje o time competiu como se fosse uma final, por um momento pior, outro melhor. O Flamengo tem que aprender a sofrer, golpear quando tem o domínio. Estamos saindo da etapa confusa, o time está melhorando - finalizou.

O Rubro-Negro terá uma semana de treinos para Sampaoli recuperar os atletas e continuar buscando a melhor versão da equipe. O próximo compromisso do Flamengo é no sábado (22), diante do América-MG, no Maracanã, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.

VEJA OUTROS PONTOS ABORDADOS NA COLETIVA

- Nós fazemos o nosso trabalho, nunca comento sobre a arbitragem. O primeiro tempo do Flamengo foi muito bom, depois sentimos o jogo e baixamos o nível. O Fluminense foi chegando ao nosso campo e vivemos momentos complicados, isso afetou a possibilidade de vitória.

- A cultura do jogo, ter a possibilidade de aguentar, como foi no primeiro tempo, onde tivemos muita energia e precisão. O time vem de jogar em dois gramados sintéticos, jogamos com um time muito bom e cansados. Seguiremos tentando construir uma ideia de jogo que não permita construir sem a bola.

- Hoje buscamos muitas alternativas, mudamos no momento em que o Fluminense era melhor. Tentamos buscar gente que vem por dentro. Quando eles lançam o Lelê, era um incômodo para nós, por isso coloquei o Luiz Araújo, para diminuir a exposição do time. Decisões que temos que ter quando o time vive momento mais complicado.

- Penso que quando o rival trocou e começou a jogar, ficou mais complicado. O Fluminense poucas vezes troca de lado, mas hoje isso aconteceu e tivemos dificuldade, nos surpreendeu. Tentamos corrigir. Depois das mudanças conseguimos consertar e sentir melhor o jogo.

- Creio que a sequência elevou a competitividade. Vamos tomando decisões, viemos de eliminar times bons na Copa do Brasil, de alto desgaste psicológico. Toda a energia que o time colocou no primeiro tempo, sentimos no segundo tempo. Eles também têm mérito, é bom e joga bem, fomos superados por eles. Sobre a arbitragem, novamente, não gosto de falar. Não vou conseguir resolver isso, eu consigo mexer no time.

- Eu penso que temos bons jogadores no meio-campo. O Gerson faz bem a função, o Everton Ribeiro também vai bem, tanto com Wesley quanto com Ayrton Lucas. São decisões que o time vai tomando conforme os jogos. Quando se está no Flamengo, todos têm qualidade. A necessidade está aí, estamos buscando alternativas para essa função de volta misto. Vamos o que temos no mercado, são possíveis entradas e saídas. Para buscar algo importante, não é só um jogador que vai mudar tudo.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter