No próximo domingo (16), o Flamengo vai enfrentar o Fluminense, em jogo válido pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Para a partida, o Rubro-Negro tem cinco desfalques confirmados, e em meio a este cenário, Jorge Sampaoli estuda as possibilidades para driblar as ausências e armar um Fla potente contra o rival.
A lista de desfalques se inicia com dois titulares: Fabricio Bruno e Ayrton Lucas, ambos suspensos por terceiro cartão amarelo. Ainda que as substituições sejam vistas como 'óbvias', com Léo Pereira e Filipe Luís assumindo as posições, o estilo de jogo do Rubro-Negro muda com as alterações.
A ausência de Fabrício é mais tranquila de driblar, visto que a função é bem exercida por Léo Pereira. Já a principal diferença tática do Flamengo vai ser com a utilização de Filipe Luís no lugar de Ayrton Lucas. Isso porque, Filipe não tem a mesma disposição física de Ayrton, diminuindo a profundidade e a potência pelo lado esquerdo. Por outro lado, o camisa 16 dá mais movimentação, melhora a saída de bola e consegue cair pelo meio, atuando também como volante. E essa mudança gera outra alteração coletiva; a ponta-esquerda.
+ Fluminense x Flamengo: Matheuzinho volta a treinar com o grupo e pode retornar
Para suprir a condição física de Filipe Luís, que não vai de forma tão incisiva à linha de fundo, Jorge Sampaoli precisa de um ponta que consiga não só dar essa profundidade e rapidez, como também tenha boa capacidade de marcação para voltar e ajudar na defesa. Normalmente, quem exerce bem essa função é Bruno Henrique, que também está fora da partida.
Nesse cenário, Everton Cebolinha, que é ponta-esquerda, pode assumir a responsabilidade de comandar o extremo do campo. Luiz Araújo, no entanto, também entra na briga pela vaga. Apesar de atuar preferencialmente pela direita, o mais novo contratado do Fla também pode inverter o lado de campo.
+ Venda de Matheus França pode potencializar investidas do Flamengo no mercado; entenda
Além dos já citados desfalques, o Flamengo também não poderá contar com Erick Pulgar, lesionado. Para a vaga do chileno, que vinha em crescente com Sampaoli, Thiago Maia e Allan disputam titularidade. O treino deste sábado (15) irá definir quem começa a partida comandando a meiuca rubro-negra.
Do meio para frente, com todos os jogadores de criação à disposição e com o Flamengo focado em superar o Fluminense, a tendência é que não haja muitas surpresas. A escalação será definida após o treino deste sábado, mas o Rubro-Negro deve ir a campo com: Matheus Cunha, Wesley, David Luiz, Léo Pereira, Filipe Luís, Allan (Thiago Maia), Gerson, Arrascaeta, Everton Ribeiro, Cebolinha (Luiz Araújo) e Gabigol.