A chegada de Jorge Sampaoli ao Ninho do Urubu promoverá o reencontro do técnico com Gerson. Os dois trabalharam juntos no Olympique Marseille, sendo o argentino o principal entusiasta da contratação do volante, que, por sua vez, viveu seu auge sob o comando de Sampaoli em solo francês. Assim, Sampaoli no Flamengo é um trunfo para a recuperação do melhor nível do Coringa.
Fã do futebol de Gerson desde as passagens por Santos e Atlético-MG, Jorge Sampaoli foi quem indicou a contratação do meia ao chegar no Olympique. A "luta" do técnico por Gerson foi decisiva para o clube francês pagar 25 milhões de euros, cerca de R$ 123 milhões na época, ao Rubro-Negro.
No Marseille, Gerson ganhou nova função com Sampaoli, atuando com mais liberdade ofensiva e aproximando-se da área. Não à toa, a temporada 2021/22 foi a mais participativa do meia em gols em toda carreira: foram 11 gols e 10 assistências do então camisa 8. O destaque no futebol europeu o levou à Seleção, atuando em quatro jogos entre setembro de 2021 e fevereiro de 2022.
Com a troca no comando do clube francês, Gerson perdeu espaço no segundo semestre de 2022. Somado à forte concorrência no setor, o meia acabou fora da lista final de Tite na Copa do Mundo.
SAMPAOLI IMPRESSIONA NO DIA A DIA
No período em que trabalharam juntos, Sampaoli impressionou Gerson e os demais atletas por dois aspectos: o nível de intensidade cobrado nos treinos e a apresentação de análises detalhadas dos adversários antes dos jogos. São características do dia a dia da comissão técnica do argentino destacadas em outros trabalhos, como no CT Rei Pelé, do Santos, e Cidade do Galo, do Atlético-MG.