O momento é ruim para o Flamengo. Quinto colocado do Campeonato Brasileiro, o Rubro-Negro encerra sua participação no primeiro turno no domingo, quando enfrenta o Vitória. No entanto, já não tem mais chances de voltar ao G4 nesta primeira etapa da competição. Um dos motivos é o péssimo rendimento da equipe contra os melhores.
Nos confrontos diante dos dez primeiros colocados do Brasileiro, o Rubro-Negro conquistou apenas uma vitória, sobre o Vasco. Além disso, nos últimos seis jogos na competição, o Rubro-Negro fez apenas seis pontos, tendo conquistado somente uma vitória, contra o Coritiba, na Ilha do Urubu.
Agora 15 pontos atrás do líder Corinthians, o Rubro-Negro vê o título cada vez mais distante. No entanto, o técnico Zé Ricardo evita jogar a toalha.
- Antes da partida do Corinthians evitamos falar sobre isso e continuo da mesma forma. Vamos na competição pensando jogo a jogo. Infelizmente, o futebol às vezes nos coloca em situações difíceis como estamos passando agora. Vamos tentar terminar o turno com uma vitória sobre o Vitória e seguir bem nas copas eliminatórias que ainda estamos disputando - ponderou.
Com um alto investimento de R$ 59 milhões em contratações neste ano, o Flamengo encara a pressão por melhores resultados. O time foi campeão Carioca, mas tem uma campanha abaixo das expectativas no Brasileiro, além de ter amargado a eliminação precoce na Libertadores. Pelo menos, a equipe segue viva na Sul-Americana e na Copa do Brasil.
ZAGA VEM SOFRENDO GOLS COM FREQUÊNCIA
Se antes a zaga rubro-negra demonstrava solidez, agora a fragilidade é nítida. Dos 17 gols sofridos pela equipe neste Brasileirão, nove foram nos últimos seis jogos. Somente o Santos fez sete gols no Rubro-Negro nos últimos dois confrontos, sendo um deles válido pela Copa do Brasil.
O último jogo em que a defesa rubro-negra passou "em branco" no Brasileiro foi na vitória de 1 a 0 sobre o Vasco, pela décima segunda rodada do Brasileiro.
A queda de rendimento do setor defensivo não parece, porém, ser uma exclusividade dos zagueiros. Márcio Araújo, por exemplo, vem num momento ruim e falhou no segundo gol do Santos.
O zagueiro Rhodolfo, que foi contratado para ser titular, está fora desde o jogo contra o Vasco. Ele se recupera de uma lesão na coxa esquerda.