"A próxima eliminatória levará tempo, estou pensando no Palmeiras", decretou Jorge Jesus após o Flamengo avançar à semifinal da Libertadores, na quarta, ao eliminar o Internacional no Beira-Rio. A expectativa para o duelo com o Grêmio, pela Copa, é enorme - como não poderia deixar de ser pelos 35 anos sem chegar à fase -, mas o técnico tem razão em minimizá-la, pelo menos por ora.
Afinal, o time da Gávea alcançou a liderança do Brasileirão no último domingo e terá o mês voltado apenas para o torneio. Serão seis rodadas em setembro, nas quais o Flamengo recebe Santos, Palmeiras e São Paulo no Maracanã - que são os atuais segundo, terceiro e quarto colocados, respectivamente, da tabela.
Ainda embalado pela classificação às semifinais da Libertadores, o Flamengo inicia a sequência diante do Palmeiras neste domingo, no Maracanã. Já são mais de 56 mil ingressos vendidos para o confronto pela 17ª rodada, às 16h.
Internamente, a cobrança é pela disputa dos dois títulos, sem priorizar uma ou outra competição neste segundo semestre, reforçou o zagueiro Rodrigo Caio.
- Não temos como focar no Brasileirão e deixar a Libertadores de lado, ou vice-versa. Temos um elenco para brigar em todas frentes. Isso nos fortalece e faz com que tenhamos um time competitivo. Vamos focar nas duas, somos líderes e sabemos da responsabilidade disso. Vamos pensar jogo a jogo. Temos um jogo importantíssimo domingo e a Libertadores é só daqui a um mês - afirmou.
Na sequência, o Flamengo enfrenta o Avaí e o clube catarinense vendeu o mando de campo e a partida será disputada em Brasília, com maioria de torcedores rubro-negros no Mané Garrincha. Encerrando o primeiro turno, a equipe volta ao Rio de Janeiro para o embate com o Santos de Jorge Sampaoli.
Depois, já pelo returno, a equipe da Gávea terá pela frente o Cruzeiro, em Belo Horizonte, e jogos contra Internacional e São Paulo, ambos no Rio de Janeiro.
> Confira a tabela e classificação completa do Brasileirão!
Sob o comando de Jorge Jesus, o Flamengo cresceu individualmente e vem apresentando um desempenho coletivo superior ao demonstrado antes da chegada do português, que estreou na equipe em 10 de julho. Em evolução desde então, o elenco, sem jogos no meio de semana em sequência, poderá absorver ainda mais as ideias do técnico, que, passada uma série de lesões, conta com quase todo grupo à disposição. O meia Diego, recuperando-se de cirurgia no tornozelo direito, é quem segue entregue ao departamento médico.
Confira a agenda de jogos do Flamengo, no Brasileirão, em setembro:
1º de setembro
Flamengo x Palmeiras, no Maracanã
7 de setembro
Avaí x Flamengo, no Mané Garrincha
14 de setembro
Flamengo x Santos, no Maracanã
21 de setembro
Cruzeiro x Flamengo, no Mineirão
24 de setembro
Flamengo x Internacional, no Maracanã
28 de setembro
Flamengo x São Paulo, no Maracanã