menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

TJD analisa pedido da Procuradoria para Flamengo pode transmitir a final da Taça Rio contra o Fluminense

Respaldado pela MP 984, o clube das Laranjeiras já havia anunciado que transmitirá a partida desta quarta-feira em seu canal no Youtube

Arte - Flamengo x Fluminense
Flamengo e Fluminense se enfrentam nesta quarta-feira, no Maracanã (Foto: Arte/Lance!)

Escrito por

Nesta terça-feira, véspera da final da Taça Rio, a Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) moveu um processo para que o Flamengo também possa transmitir o clássico contra o Fluminense, marcado para às 21h30 desta quarta, no Maracanã. Após o imbróglio judicial envolvendo a TV Globo, o Tricolor, mandante do jogo, havia anunciado que fará a transmissão do Fla-Flu em seu canal no Youtube, conforme determina a MP 984. A informação foi inicialmente publicada pelo site "Globoesporte".

Ainda de acordo com a publicação, Marcelo Jucá, presidente do TJD-RJ, está analisando o pedido do procurador André Valentim e um posicionamento é aguardado ainda para esta terça-feira.

A Ferj, por meio de suas redes sociais, se manifestou e esclareceu que não entrou com ação no TJD-RJ para transmissão compartilhada da final da Taça Rio, entre Fluminense e Flamengo. A federação entende que o direito de transmissão pertence, por decisão judicial, à TV Globo.

ENTENDA O CASO

O imbróglio entre a TV Globo, Flamengo e a Ferj, envolvendo o Estadual, teve início no último dia 18, com a publicação da MP 984, que altera a regra sobre direitos de transmissão no Brasil, garantindo ao clube mandante a condição de negocía-los da melhor forma que entender, inclusive optando pela transmissão própria. Foi o caso da direção do Rubro-Negro, único clube que não havia assinado com a emissora para o Carioca de 2020.

Respaldado pela MP, o Flamengo transmitiu, em seu canal no Youtube, o jogo contra o Boavista no dia 1º de julho. Na sequência, a Globo anunciou a rescisão do vínculo e que não transmitiria mais partidas do Carioca.

Na última sexta, dia 3, a Ferj obteve uma liminar da Justiça que obriga a emissora a cumprir o contrato que tinha com 11 dos 12 clubes que disputam a Série A do Campeonato Carioca. A exceção é o Flamengo. Nesta segunda, a juíza esclareceu a questão, informando que as partidas do clube não devem ser transmitidas pela emissora, uma vez que as partes não tinham acertado.

Assim, no último domingo, o clássico entre Fluminense e Botafogo foi televisionado, e o Tricolor avançou para a decisão da Taça Rio. A outra semifinal, entre Flamengo e Volta Redonda, foi transmitida com imagens pela FlaTV e pela aplicativo MyCujoo, em parceria com o clube da Gávea.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter