Torcida do Flamengo ‘rege’ jogadores e vira protagonista de classificação para final do Carioca
Participação da arquibancada foi fundamentais para o triunfo sobre o Vasco por 3 a 1, resultado que garantiu vaga na decisão
O Flamengo venceu o Vasco por 3 a 1, em jogo válido pela semifinal do Carioca, e garantiu vaga na decisão do Estadual. Apesar do placar elástico no agregado (6 a 3), o Rubro-Negro teve dificuldades para bater o rival, especialmente no duelo deste domingo. No entanto, a equipe de Vítor Pereira contou com um 'empurrãozinho' de seu maior alicerce: a Nação.
+ Flamengo: lesão de Pablo é 'complicada', e zagueiro preocupa para final do Carioca
Apesar de ter criticado algumas decisões do treinador português, como as substituições que tiraram Gabigol e Arrascaeta de campo, a torcida do Flamengo também protagonizou momentos de apoio. Sentindo a queda do time na partida, principalmente no segundo tempo, a arquibancada rubro-negra foi crucial para a vitória. Depois do jogo, ainda celebrou com os jogadores.
PRIMEIRO TEMPO DO CÉU AO INFERNO
Colocada em situação de número igual, ou até menor de torcedores pela primeira vez em algum tempo, a torcida do Flamengo teve que mostrar sua força e fez linda festa para receber o time. Depois, foi premiada com o gol de Pedro, antes da marca de 20 minutos, e fez o Maracanã explodir. Daí, até o gol de empate do Vasco, o domínio foi totalmente rubro-negro nas arquibancadas.
O tento cruz-maltino, marcado por Manuel Capasso, no entanto, trouxe clima de nervosismo para o lado rubro-negro nas arquibancadas. A vantagem do Flamengo era mínima novamente e, mesmo com alguns momentos de bom som, a torcida do Vasco, mais otimista após o gol de empate, se mostrou mais participativa até o intervalo.
NAÇÃO 'REGE' JOGADORES NO SEGUNDO TEMPO
Em busca do gol que daria a classificação, o Vasco se lançou ao ataque e sua torcida acompanhou na arquibancada. Contudo, no instante de maior pressão cruz-maltina, a torcida do Flamengo cresceu. Longe dos gritos mais conhecidos no período de glória recente, como "Em Dezembro de 81", a Nação resgatou o "Mengo!" e - pelo Mengo - fez-se ouvir em alto e bom som.
+ Arrascaeta, do Flamengo, é cortado da lista do Uruguai para data Fifa
Deu resultado, já que, minutos depois, Matheus França fez grande jogada e sofreu pênalti, convertido por Pedro. O segundo gol do atacante minou a esperança do rival e fez com que a torcida rubro-negra ficasse em ritmo de carnaval. Os rubro-negros na arquibancada ainda viram novo tento, dessa vez de Ayrton Lucas, zoaram o rival e fizeram muita festa nas arquibancadas.
A força da torcida durante boa parte do jogo foi sentida dentro de campo. A prova disso foi a declaração de Matheus França após a partida.
- O ambiente é muito bom, a torcida do Flamengo é muito boa, apoiando o tempo todo a gente. Muito feliz. A gente percebeu, todo mundo sentiu. Quando eles cantam, a gente até sente um arrepio. Sou flamenguista doente e pude comemorar junto com a torcida, que estava apoiando o nosso Mengão - disse Matheus França, decisivo para a vitória, na zona mista.
Nos últimos anos, o Flamengo conquistou diversos títulos. Entre Libertadores, Brasileiros, Copa do Brasil, Recopas, Supercopas e Cariocas, o Rubro-Negro trocou de elenco, treinador, mentalidade, alternou momentos de brilhantismo e má fase, mas um fator nunca mudou: o apoio da Nação que, agora, mira o título do Campeonato Carioca.
+ Veja a tabela do Campeonato Carioca
Mais do que Vítor Pereira, mais do que o plantel e diretoria, o título seria uma conquista para os torcedores, que sofreram com fracassos neste início de 2023. O Rubro-Negro volta a campo no dia 2 de abril, domingo, para enfrentar o Fluminense na grande decisão do Estadual. O jogo de volta será uma semana depois.