Vice de futebol do Fla, Lomba lança candidatura à presidência do clube
Evento não contou com a presença do presidente Eduardo Bandeira de Mello, que enviou uma mensagem de apoio através de um vídeo
Candidato da situação, Ricardo Lomba, vice-presidente de futebol do Flamengo, lançou chapa para concorrer à eleição presidencial do clube, que acontece ao fim do ano. O evento, que aconteceu em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro, não contou com o presidente Eduardo Bandeira de Mello, que se fez presente através de um vídeo com uma mensagem de apoio à chapa.
Na cerimônia, a "Chapa Azul - Flamengo na direção certa, cada vez mais forte" apresentou o apoio de outros quatro grupos políticos do Rubro-Negro: a "Sófla", "Com Fla", "Os de sempre" e "Fla da gente". Além disso, Hélio Ferraz e Luiz Augusto Veloso, ex-presidentes do clube, estiveram na reunião.
- Ricardo Lomba é o mais indicado para levar à frente o trabalho que começamos em 2013, com resultados satisfatórios para o nosso clube do coração. A presença de Walter Oaquim vai levar experiencia e tradição. A Chapa Azul vai continuar dando exemplo de transparência, eficiência, responsabilidade. Tudo pensando no futuro - disse Bandeira.
Apesar do apoio do atual mandatário, Lomba garantiu que Bandeira não fará parte de uma possível gestão dele.
- Gosto dele, tenho admiração por ele. Fez duas excelentes gestões, mas a partir do ano que vem não faz parte. É um excelente cabo eleitoral, mas temos de olhar para frente e, a partir do ano que vem, ele não estará - afirmou.
No decorrer do evento ocorreu uma pequena gafe. Lomba chamou um vídeo com uma mensagem, mas entrou uma apresentação do novo módulo do futebol profissional no Ninho do Urubu. Lomba brincou com a situação:
- Logicamente, este não era o vídeo. Essa é a apresentação do novo módulo do futebol profissional, que é um dos carros-chefes dessa gestão (risos).
Durante a coletiva, Lomba avisou que recebeu uma mensagem de Antonio Tabet, que deixou o cargo de vice-presidente de relações externas na última segunda-feira. Ele explicou que saiu da cúpula por motivos pessoas e apoia Lomba na eleição.
Confira outros tópicos da coletiva de Lomba:
Futebol
"Vamos procurar manter o que estamos fazendo desde então. Vimos aí novo módulo de futebol profissional, que dá um salto de qualidade. Temos de investir em estrutura para que jogadores tenham conforto ideal para a prática do futebol. Investir na categoria de base, que já estamos fazendo e vamos continuar. Salientar aquela célebre frase do "Craque, o Flamengo faz em casa". Investir no centro de inteligência e mercado. Se continuarmos no ritmo que estamos, vamos, muito em breve, colher os frutos disso. Espero já colher esse ano com titulo da Copa do Brasil e Brasileiro"
Estádio próprio
"É uma questão de suma importância. Tivemos uma reunião do Conselho Diretor com tema totalmente dedicado a esse assunto. O que temos em mente é, se assumirmos, tomarmos logo uma decisão sobre os rumos a seguir. Temos duas opções. Há um terceira, que seria a Gávea, com reformulações. Essa discussão que se arrasta há muito tempo. Questão do Maracanã é mais difícil porque tem relação com governo, mas, recentemente, tivemos o cancelamento da concessão. Se não tiver recurso, se encerra (a concessão) e surge uma possibilidade. Maracanã é um estádio identificado com o Flamengo. Seria muito interessante. Precisamos enfrentar isso e tomar uma decisão"
Esporte Olímpico
"Esporte olímpico terá atuação. Daremos todo o apoio necessário. Vamos dar continuidade, dando todo o apoio para continuar conquistando títulos"
Relação com CBF e Ferj
Precisa evoluir. Penso não ter cabimento de relação amistosa com CBF, Ferj, Conmebol . Mas, claro, sem precisar nos afastar de nossos princípios. Não tem cabimento o Flamengo não ser respeitado dado à importância dele no cenário. Estamos traçando o caminho de reaproximação dessas entidades. Jamais vamos querer benefício, mas não ficaremos calados"
Preço de ingresso
"Resultado financeiro do Maracanã não pode ser o objetivo principal. Se Maracanã tiver lotado e Flamengo não tiver um real de lucro, cumpriu. Queremos ter o torcedor apoiando o time, sendo o 12º jogador. Evoluímos na questão financeira. Temos, hoje, precificação que faz o torcedor ir para o Maracanã. Esse é o objetivo, que torcedor vá ao estádio"
Cenário político
"Está tendo uma mistura que a mim não agrada. Estamos tendo a nossa coerência. Temos próximos de oito mil associados, que ultrapassam a fronteira que fez do outro lado"
Tem pretensão de vida pública
"Não tenho nenhuma pretensão em relação a isso e não vou me fazer valer do Flamengo para isso"
Apoio de Zico a Landim
"Só do Zico se referir a mim, fico feliz. Nosso ídolo. Se tivesse de fazer crítica ao Zico, me calaria porque estaria errado. Mas política é outra coisa. Se ele apoia o Landim, não vou declarar sorte a ele. Mas isso não me deixa chateado. Lamento só, gostaria que ele votasse na gente"
Perfil do Lombra presidente
"Como presidente, uma característica, é justamente descentralizar. Temos vice-presidente porque o Flamengo é grande demais. Criamos essa estrutura porque precisamos de pessoas cuidando das pastas. Conversamos, mas é uma gestão colegiada. Seria como presidente como sou vice-presidente de futebol. tem de ter autonomia para trabalhar"
Relação com TO
"Torcida é maior patrimônio que temos. Ela tem o papel de apoiar os atletas, mas isso tem de ser feito com responsabilidade. Não podemos ter episódios como o da final da Sul-Americana (ano passado). Buscar fazer da nossa relação a melhor possível, mas de respeito, com benefício ao Flamengo. Não podemos criar problemas para nós mesmos"