Vidal precisará de algo inédito pelo Flamengo para voltar à ‘lua de mel’ com a torcida
Sem espaço em 2023, volante teve atitudes que tiveram repercussões negativas entre os torcedores e até internamente, apesar do discurso cauteloso do técnico Vítor Pereira
Às vésperas do Mundial de Clubes, uma declaração "infeliz" e uma reação explosiva no banco de reservas foram suficientes para Arturo Vidal virar pivô de uma polêmica no Flamengo. Sem espaço com Vítor Pereira neste início de trabalho, o volante soma apenas 26 minutos em campo em 2023 e, para voltar a viver a "lua de mel" que marcou a sua relação com a torcida, precisará fazer algo inédito pelo clube, como conquistar uma sequência entre os titulares ou ter uma atuação decisiva.
A repercussão das ações de Vidal não foram positivas. Nas redes sociais, muitas críticas da torcida, em especial pelo vídeo no qual aparece com o uniforme do Flamengo se oferecendo para jogar no Colo Colo, do Chile. No embarque para o Marrocos, os rubro-negros foram ao Ninho e ao Aeroporto do Galeão apoiar e se despedir do time, mas também houve uma parcela a criticar o camisa 32.
Publicamente, o técnico Vítor Pereira foi cauteloso e não fez críticas direcionadas ao jogador, mas deixou claro que preza por um "ambiente de união" entre os jogadores - sejam reservas ou titulares - e que tomará as escolhas dentro daquilo que avalia ser o melhor para o Flamengo no momento.
- Isso tudo, se estivermos unidos, como eu vi hoje (quarta-feira), com a equipe que esteve lá dentro e os jogadores que entraram, sempre essa união é o mais importante. Um ou outro jogador ficar insatisfeito é uma coisa natural, pois temos que tomar decisões em cima daquilo que analisamos, em cima das ideais que temos, dos jogadores que estão mais aptos para ajudar a equipe neste momento. Acima de tudo, temos que colocar o clube acima de todas as ambições pessoais - disse.
De todo modo, a postura do jogador ao longo da última semana também não foi bem avaliada internamente. Apesar de Vidal ser muito próximo e querido pelos jogadores, a atitude "surpreendeu", como afirmou o capitão Everton Ribeiro logo após a vitória por 1 a 0 sobre o Boavista, no Maracanã.
Contratado em julho de 2022, Vidal já flertava com o Flamengo muito antes disso, sempre dando declarações e utilizando as redes sociais para demonstrar o interesse de atuar no clube e se aproximar da Nação, muito similar com o que o meia fez com o Colo Colo, clube de seu país natal.
A chegada de Vidal, com uma carreira que dispensa apresentações no futebol europeu, foi muito festejada, mas o camisa 32 não conseguiu brigar pela titularidade do time então comandado por Dorival Júnior. As ótimas fases de Thiago Maia e João Gomes foram os fatores principais para isso, uma vez que, com o "time B", especialmente no Brasileirão, o volante chileno cumpriu seu papel.
Não foram atuações de "encher os olhos", mas Vidal manteve a regularidade e, quando acionado por Dorival Júnior, entrava e cumpria seu papel entre os titulares. Foram 26 jogos no segundo semestre, mas o cenário mudou em 2023. Até o momento, o volante é quem menos teve oportunidades com o treinador entre os atletas do elenco profissional. São 26 minutos em campo.
Dentro deste cenário, sem atuar, será difícil para o chileno recuperar parte da relação que criou com a torcida do Flamengo. O sucesso no Mundial de Clubes, por outro lado, pode mudar tudo de novo.