O Fluminense teve a definição do adversário na segunda fase da Libertadores após o título do Deportivo Cali (COL) e, assim, terá pela frente o Millonarios (COL) na estreia da competição continental. Nas redes sociais, o clube relembrou a vitória sobre o Independiente Santa Fe, outro time colombiano, em 2021.
As equipes se enfrentaram em Armenia após Bogotá anunciar medidas restritivas para conter a Covid-19, o que diminuiu a altitude de 2.650m acima do nível do mar para 1.480m. O Millonarios, vale lembrar, também é da capital da Colômbia e colocará o desafio da altitude no caminho tricolor.
Naquela partida, que teve tons de dramaticidade, o Flu venceu por 2 a 1 na segunda rodada da fase de grupos da Libertadores. O Tricolor contou com dois gols de Fred, que salvou o dia após um fim de jogo complicado com a expulsão de Egídio na metade do segundo tempo. Giraldo descontou para os mandantes.
O Flu, inclusive, terminou a Liberta invicto como visitante. Na fase de grupos foram duas vitórias e um empate, além de bater o Cerro Porteño nas oitavas e empatar com o Barcelona de Guayaquil (EQU) nas quartas, jogo que culminou na eliminação por conta dos gols fora.