Brasil fora do Mundial Sub-20 tem impacto financeiro e técnico no Flu

Clube das Laranjeiras não terá baixas por conta da convocação de Rogério Micale, mas jovens jogadores deixarão de participar de "vitrine" importante para clubes europeus

Escrito por

Após uma participação decepcionante no Sul-Americano Sub-20, a Seleção Brasileira não disputará o Mundial da categoria em 2017, a ser disputado na Coreia do Sul, entre 20 de maio e 11 de junho. A não ida do Brasil à Copa do Mundo pode causar diferentes impactos no Fluminense nesta temporada.

Por um lado, o técnico Abel Braga não perderá dois importantes jogadores para a Seleção: Richarlison e Douglas. Os dois eram nomes certos na lista de Rogério Micale se o Brasil fosse disputar o Mundial Sub-20. O atacante, com dois gols, foi um dos destaques no Sul-Americano. O volante, que costuma ser o capitão, acabou cortado durante a preparação por conta de uma lesão no púbis.

Douglas, que completou 20 anos no dia 13 de janeiro, é titular no Fluminense desde a última temporada. Neste início de trabalho, o camisa 8 tem atuado na linha de quatro meio-campistas, com liberdade para chegar à área adversária.

Richarlison, por sua vez, ainda não teve nenhum contato com o técnico. No entanto, é visto como uma joia tanto por Abel quanto pelos dirigentes que comandam o departamento de futebol. Em janeiro, o clube recusou uma proposta de R$ 30 milhões do Ajax, da Holanda, pelo jovem jogador.

Questionado sobre como pretende usar Richarlison, Abel Braga afirmou que prefere esperar para ver o rendimento do atacante nos treinos do Fluminense.

- Espera ele chegar aqui para eu pensar nisso. Tenho que ver como encaixá-lo - afirmou o treinador em recente entrevista coletiva.

Se o Fluminense não terá a perda técnica por conta dos desfalques, o prejuízo pode ser financeiro. O clube tem no planejamento a venda de um jogador na próxima janela de transferência internacional e as competições da categoria, em especial o Mundial, são grandes vitrines para o mercado europeu.

O exemplo mais recente é o de David Neres. O atacante do São Paulo, titular na Seleção Brasileira de Rogério Micale, foi vendido durante o Torneio Sul-Americano ao Ajax por 15 milhões de euros (cerca de R$ 50,7 milhões).

Siga o Lance! no Google News