A troca de cultura entre jogadores brasileiros da base de Xerém e europeus pode estar evoluindo a equipe do STK Fluminense Samorin. Este choque faz com que os atletas cresçam dentro de campo. Nesta temporada, cinco jogadores da filial do Tricolor na Europa estão se entrosando e foram juntos responsáveis por todas as jogadas de gols do time. Os brasileiros Euller e Matheus Pato, e os eslovacos Roman Sabler, Lukáš Hruška e Marek Pittner, estão sendo chamados pela imprensa eslovaca de os Cinco Fantásticos de Samorin.
Marek Pittner
Cada um deles chegou a esta temporada. O lateral Marek Pittner, de 21 anos, não estendeu seu contrato com a equipe anterior e se juntou ao projeto do Fluminense na Europa.
Lukás Hruska
O extremo Lukáš Hruška, de 27 anos, esteve durante anos na primeira divisão eslovaca, mas uma lesão séria o levou a jogar em divisões inferiores.
Euller
O jogador, que após se destacar em uma Copa São Paulo, acabou perdendo espaço após uma lesão e entrou no Plano de Carreira de Xerém.
Roman Sabler
Foi o melhor marcador da Eslováquia nas categorias de base, mas no futebol profissional, ainda não conseguiu deslanchar. A nova temporada em Samorin pode dar oportunidades para o jogador.
Matheus Pato
Após se destacar e ser artilheiro do Brasileiro Sub-20 conquistado pelo Fluminense em 2015, o jogador acredita que pode voltar a balançar as redes e uma nova chance no Fluminense.
Vale lembrar que a meta do STK Fluminense Samorin é subir para a primeira divisão da Eslováquia até a temporada 2019/20 e participar de uma competição europeia até 2021/22.
Para conseguir o feito, o time estreia nesta quarta-feira na Copa da Eslováquia, que garante vaga ao campeão nas rodadas de classificação continental da Liga Europa. O duelo será contra o Veľké Zálužie, em jogo único, na casa do adversário.