menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Fluminense pode virar SAF em 2025; entenda

Tricolor preparou estudo financeiro para receber investidores

AGIF24100322542996-scaled-aspect-ratio-512-320
imagem cameraJogadores do Fluminense comemorando gol no Maracanã (Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense FC)
Avatar
Pedro Brandão
Rio de Janeiro (RJ)
Supervisionado porLance!
Dia 15/11/2024
13:48

  • Matéria
  • Mais Notícias

O Fluminense avança na busca por investidores para se tornar uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Este processo esquentou com a conclusão e apresentação de um estudo financeiro pelo Banco BTG. A expectativa é finalizar a transformação em 2025. A informação foi publicada inicialmente pelo "GE"

continua após a publicidade

➡️ Tudo sobre o Tricolor agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Fluminense

O estudo financeiro, realizado pelo Banco BTG e já apresentado ao mercado, marca um passo importante nessa direção. A expectativa é que o clube se torne uma SAF em 2025

O presidente Mário Bittencourt vê o modelo do Bahia com o Grupo City como inspiração, visando sanar dívidas e investir no futebol. Este modelo foca no pagamento de dívidas antes de aumentar os investimentos no futebol. O cartola também já citou os moldes do acordo que o Fortaleza teve com a SAF, que não vendeu o controle do clube.

continua após a publicidade

- O investidor que vai vir sabe que parte do dinheiro que a gente busca é para, definitivamente, quitar as dívidas do clube, e a outra parte para investir em futebol, e gradativamente, ao longo do tempo, com a dívida acabando, o dinheiro todo investido no futebol, exatamente como faz, que eu considero um modelo de SAF muito inteligente, o do Bahia com o Grupo City, primeiro com o pagamento de dívidas, depois, em longo prazo, o investimento no time de futebol.

O cartola também já citou os moldes do acordo que o Fortaleza teve com a SAF, que não vendeu o controle do clube.

- Há dois anos, o Fluminense trabalha com esse planejamento. Tem um advisor, que é um banco muito grande, o BTG, que nos ajuda a buscar investidor. Nos ajuda profissionalmente. Tem um contrato para trazer o investidor. O nosso modelo de SAF ainda não está oficialmente desenhado, mas temos a ideia de não vender o controle do clube, um modelo muito parecido com o do Fortaleza. Está muito avançado, nossos números foram todos avaliados pelo BTG e por possíveis investidores, agora estamos na fase de 'due diligence', acredito que essa fase se conclua em setembro.

continua após a publicidade

O estudo financeiro, já finalizado, marca o início da procura por parceiros. A operação do clube como SAF depende das propostas dos investidores. Um comitê interno analisa as propostas, mantendo o processo sob sigilo devido à sua complexidade.

➡️ Fluminense não negocia venda de Jhon Arias com Cruzeiro

Momento atual do Fluminense

O processo, porém, ainda é tratado com cautela. O momento do Tricolor é conturbado e pode atrapalhar possíveis negociações. Por isso, o foco central é a fuga do rebaixamento. Com a definição do destino do Fluminense em 2025, a tendência é que o tema SAF se torne um dos principais do clube.

Mário Bittencourt durante coletiva concedida no CT do Fluminense
Mário Bittencourt durante coletiva concedida no CT do Fluminense (Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense FC)

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias