Um dos 23 jogadores convocados pelo técnico Ramon Menezes nesta sexta-feira para amistosos da Seleção Brasileira Sub-20, o jovem Alexsander pode virar dor de cabeça no Fluminense. Caso seja liberado, o atleta vai desfalcar o Fluminense em quatro partidas entre Campeonato Brasileiro, Libertadores e Copa do Brasil.
Por não se tratar de Data Fifa, os clubes não se obrigados a cederem atletas para os jogos, que serão contra República Dominicana, Iraque e Uzbequistão ou Senegal entre os dias 15 e 27 de abril. O Brasil está na fase final de preparação para a Copa do Mundo Sub-20, que será entre os meses de maio e junho. Antes marcado para a Indonésia, o Mundial está com sede indefinida no momento.
+ Veja a tabela e os jogos do Campeonato Carioca 2023
Neste período de jogos, na Espanha, o Fluminense encara América-MG (dia 16, Brasileirão), The Strongest (dia 18, Libertadores), Athletico-PR (dia 22, Brasileirão) e Paysandu (dia 26, Copa do Brasil). A depender da data de apresentação e da volta, Alexsander pode perder ainda mais duas partidas, pois o Tricolor tem jogos contra Paysandu (dia 12, Copa do Brasil) e Fortaleza (dia 29, Brasileirão).
+ Confira as movimentações do mercado da bola no Vaivém do L!
+ Quem é melhor: Flamengo ou Fluminense? Veja votação jogador por jogador feita por jornalistas do LANCE!
Se optar por liberar Alexsander para a Seleção Brasileira Sub-20, Fernando Diniz terá duas opções para a lateral esquerda, posição que o jovem vem atuando, mesmo sendo volante de origem: Marcelo e Guga. O primeiro é a grande contratação do Fluminense para a temporada, mas ainda não fez sua estreia, enquanto o segundo é lateral-direito, mas pode atuar improvisado. Jorge, outro nome da função, está se recuperando de cirurgia no joelho.