Gum tem contrato com o Fluminense até o fim de 2018. No clube desde 2009, o zagueiro, campeão brasileiro (2010 e 2012) e campeão carioca (2012) não foi bem nesta temporada, virou alvo da ira dos torcedores e pode deixar o Tricolor. Santos e Besikitas, da Turquia, querem contratá-lo, mas o empresário do atleta, Jorge Moraes, avisou que, por enquanto, o camisa 3 se apresenta normalmente no próximo dia 6 de janeiro.
– O Gum está de férias, tem contrato com o Fluminense, está programado para voltar e se apresentar. Não temos nada que possa ser adiantado. Especulações continuam, mas ele é jogador do Fluminense. O atleta passou por momentos complicados, mas as duas últimas partidas foram em bom nível. Ele tem contrato de mais três anos, não podemos ter irresponsabilidade de prejudicá-lo – disse, em entrevista à Rádio Tupi.
Caso Gum não siga nas Laranjeiras, a tendência, segundo ainda o agente do zagueiro, é o exterior. Diante do quadro, o Besikitas surge como principalmente candidato, mandando o Santos "para escanteio".
– Houve esse interesse do clube turco, o Santos tem interesse, mas eu acho que, se tiver situação para sair do exterior, o Gum vai querer estudar. Agora, internamente, em termos de Brasil, fica no Fluminense – sentenciou.
Recentemente, na partida contra o Avaí, pelo Campeonato Brasileiro, no dia 22 de novembro, o zagueiro completou na partida contra o Avaí 300 partidas pelo Tricolor. Por causa do feito, o zagueiro recebeu das mãos do presidente Peter Siemsen uma moldura com a camisa de número 300 em referência à marca alcançada.