A data Fifa, que começa nesta segunda-feira (4), dará ao Fluminense um raro período de 12 dias sem jogos no apertado calendário do futebol brasileiro. Com reta final de Brasileirão e Libertadores pela frente, o Tricolor terá alguns pontos de atenção na "intertemporada".
A serviço da Seleção Brasileira, o técnico Fernando Diniz não estará presente durante o período. Além dele, o Flu não poderá contar com quatro jogadores: Nino, André (Seleção Brasileira), Jhon Arias (seleção colombiana) e Alexsander (seleção pré-olímpica).
+ Diniz critica arbitragem e fala sobre planejamento do Fluminense durante data Fifa
- Está tudo organizado, tanto na parte tática, técnica e física. Tem muita gente competente e todo mundo entrosado. Faz um ano e meio que eu estou aqui, então o pessoal sabe aquilo que tem que ser feito. Conversei com os jogadores para todo mundo se comprometer. Tenho certeza que, quanto voltar, vou encontrar o time em excelentes condições - disse Diniz, após a vitória sobre o Fortaleza.
Como o Fluminense pretende aproveitar a pausa da data Fifa?
1. FOLGA
O Fluminense dará dois dias de folga para o elenco e retornará aos trabalhos na tarde de quarta-feira no CT Carlos Castilho. Em seguida, o time treina pela manhã na quinta e sexta. Sábado e domingo, os atletas terão mais dois dias de folga. O objetivo é garantir a recuperação física e mental dos jogadores após a maratona de jogos decisivos nas últimas semanas.
+ Confira a tabela completa do Campeonato Brasileiro
2. RECUPERAR LESIONADOS
Outro foco do Fluminense no período será garantir o retorno de dois jogadores titulares: Marcelo e Ganso. O lateral-esquerdo se recupera de uma lesão muscular na coxa direita, enquanto o meia iniciou tratamento para dores no joelho esquerdo após sofrer pancada contra o Olimpia.
3. PREPARAÇÃO FÍSICA
O período também será importante para deixar os jogadores na "ponta dos cacos" para a reta final da temporada. Comissão técnica e departamento médico terão a oportunidade de ajustar cargas e dar ênfase à recuperação dos atletas.
4. AJUSTES TÁTICOS
Sob comando de Marcão, auxilixar de Fernando Diniz, a comissão técnica permanente do Fluminense também poderá fazer ajustes táticos na equipe titular. Jogadas de bola parada ofensiva e defensiva, por exemplo, poderão ser trabalhadas com atenção.
5. ESTUDAR ADVERSÁRIOS
Sem a correria de jogos e viagens, o Fluminense também poderá usar a data Fifa para começar o estudo mais profundo do Internacional, adversário da semifinal da Libertadores. Os analistas de desempenho terão tempo de dissecar o time rival e deixar tudo pronto para a volta de Fernando Diniz.