Em grande fase no Maracanã, o Fluminense busca aproveitar a má fase do Botafogo para se aproximar da liderança do Campeonato Brasileiro. Os comandados de Fernando Diniz contam com o fator casa e mais de 44 mil pessoas para conquistar três pontos na classificação.
Além disso, o Tricolor tem o Alvinegro entalado na garganta em 2023, uma vez que perdeu os dois confrontos contra o rival na temporada. Tanto no Campeonato Carioca quanto no Brasileirão, o Time de Guerreiro foi derrotado pelo placar de 1 a 0 e tem como objetivo a superação em campo com o sonho da tríplice coroa.
+ Transforme sua paixão pelo futebol em profissão. Descubra o caminho com o curso Gestor de Futebol!
+ Atenção, Tricolor! Concorra a ingressos para a final da Libertadores da América
Em 29 partidas em casa, o Fluminense conquistou 21 vitórias, teve sete empates e apenas uma derrota, que aconteceu justamente para o Botafogo no quinto jogo da temporada. Isso representa um aproveitamento de 80,4% atuando no Maracanã, o que faz com que o clube seja o segundo melhor mandante no Campeonato Brasileiro.
CAMPEONATO CARIOCA
Na partida disputada no dia 29 de janeiro, a equipe de Fernando Diniz não possuía a estrutura bem definida de um time como tem atualmente. Naquela partida, Manoel e Martinelli foram titulares, Calegari entrou em campo como lateral-esquerdo, e o elenco contava com o meia Yago Felipe.
Após um primeiro tempo sem muitas emoções, o Tricolor teve a oportunidade de abrir o placar em cobrança de pênalti com Calegari, mas o jovem desperdiçou com defesa de Lucas Perri. Poucos minutos depois, Victor Sá foi lançado pelo lado esquerdo e abriu o placar que deu a vitória aos visitantes.
CAMPEONATO BRASILEIRO
Na 7ª rodada do Brasileirão, o Fluminense atuou como visitante diante do Alvinegro no Estádio Nilton Santos. Na ocasião, o Time de Guerreiros encontrou muitas dificuldades para aplicar seu estilo de jogo na partida, tendo finalizado apenas três vezes no confronto, mas nenhuma na direção da meta adversária.
Aos 28 minutos da segunda etapa, o Botafogo, até então comandado por Luís Castro, abriu o placar com Victor Cuesta, que aproveitou um bate-rebate dentro da grande área após uma cobrança de escanteio e empurrou a bola para o fundo das redes. Uma derrota doída em uma das piores apresentações do Tricolor na temporada.
NOVOS RUMOS
O Fluminense venceu apenas um dos últimos cinco duelos que fez contra o Botafogo e não consegue triunfar sobre o adversário em um clássico há mais de um ano. Mas a equipe das Laranjeiras espera começar a escrever novos capítulos positivos em um dos clássicos mais charmosos do Brasil.
O finalista da Libertadores voltou aos treinos e conta com o elenco quase completo para encarar um líder em má fase e que não consegue manter o mesmo nível que vinha tendo no primeiro turno. Uma boa hora para o Tricolor aproveitar e fazer valer o fator casa para derrotar um rival em declínio.