Fluminense de Diniz é citado pela imprensa sueca como inspiração para o Malmö, líder do campeonato: ‘Novidade no país’
Técnico brasileiro tem sido utilizado como representante de um novo modelo de futebol, batizado de 'relacionismo', que seria um contraponto ao estilo posicional
O 'dinizismo' parece estar ganhando novos e internacionais ares. Isso porque a imprensa sueca afirma ver paralelos entre o líder do campeonato do país, o Malmö, e o Fluminense. No domingo, após a vitória contra Halmstad, o técnico Henrik Rydström foi questionado sobre o estilo de jogo do Malmö por um jornalista, que citou o Tricolor, comandado por Fernando Diniz, como inspiração.
- No primeiro tempo, vi o seu time inclinar muito para um dos lados. Você está fazendo algo novo no futebol sueco. Não sei de onde vem a inspiração, embora desconfie do Fluminense. O "relacionismo" é novidade na Suécia - afirmou o profissional.
O termo "relacionismo" tem sido utilizado como um contraponto ao estilo de jogo "posicional", que tem em Pep Guardiola a principal referência. Recentemente, o New York Times colocou o Fluminense de Diniz, o Real Madrid de Carlo Ancelotti e o Napoli de Spaletti, campeão italiano, como representantes dessa nova vertente.
Para Henrik Rydstrom, o Malmö segue princípios do "relacionismo". Ele já afirmou que tem dificuldade de dizer qual é o esquema tático da equipe, porque procura uma maneira de jogar mais flexível e dinâmica. Maior campeão sueco, o Malmö lidera a atual edição do campeonato nacional com oito vitórias em oito jogos.