Fluminense e Flamengo dão início na decisão do Campeonato Carioca nesta quarta-feira (30), às 21h40, no Maracanã. Apesar da classificação, o Tricolor mostra sinais de abatimento, em razão da precoce eliminação na Libertadores e não tem performado o mesmo futebol envolvente que praticou no início do estadual. Portanto, um dos pontos a se trabalhar para as finais é o lado psicológico do time e o retrospecto recente pode ajudar.
Nos últimos cinco jogos, o Flu somou três vitórias, um empate, uma derrota e marcou sete gols contra o Rubro-Negro. Destacando as três últimas partidas, a equipe das Laranjeiras soube mesclar a juventude das crias de Xerém com atletas experientes e jogou de igual para igual, neutralizando o ímpeto de um adversário que tem uma base estruturada desde 2019.
Além disso, a base tricolor também foi determinante nos mesmos duelos e, agora, podem continuar contribuindo para a conquista do Cariocão. Com isso, entra em cena o destaque na temporada, o garoto Luiz Henrique, que está em fase final de recuperação do trauma no tornozelo sofrido na partida contra o Olímpia. O atacante já retornou aos trabalhos no gramado no último sábado, mas ainda é dúvida para o primeiro jogo.
O Tricolor vem de uma derrota por 2 a 1 para o Botafogo, em que o Alvinegro foi dominante na maior parte do jogo. Se não fosse o fator decisivo chamado Germán Cano, provavelmente o time das Laranjeiras não estaria na final.
Por fim, o técnico Abel Braga, que vem sendo bastante criticado, não necessita somente de vencer o Flamengo, mas sim trabalhar o mental do elenco para fazer o Fluminense ganhar apresentando um bom futebol.