Com a classificação sobre o Olimpia, o Fluminense retorna à semifinal da Libertadores após 15 anos. O Tricolor havia chegado nessa fase da competição em 2008, quando encarou o Boca Juniors e conseguiu uma vaga na decisão daquela edição.
Desde então, o Time de Guerreiros participou de outras cinco Libertadores, sendo eliminado três vezes nas quartas de final, uma nas oitavas de final e uma na 3ª fase da competição, que antecede a fase de grupos.
+ Confira os confrontos da Libertadores
+ Abel Braga revela como era trabalhar com Fred em entrevista exclusiva para o Lance! Assista!
Em 2023, a equipe comandada por Fernando Diniz encara o Internacional entre o fim de setembro e início de outubro pela semifinal da maior competição de clubes da América do Sul. O Tricolor busca o inédito título para sua galeria de troféus, que está sendo reformada e pode receber mais uma taça.
Na história, o Fluminense está em sua 9ª participação na Libertadores, tendo chegado na final apenas em 2008, onde a equipe dirigida por Renato Gaúcho sofreu uma derrota nos pênaltis para a LDU. Neste ano, a decisão está marcada para o dia 4 de novembro e acontecerá no Maracanã.