Fred comenta classificação, apoio da torcida e necessidade de evolução: ‘Temos que encontrar o equilíbrio’
Atacante do Fluminense destaca a dificuldade de disputar três competições, mas celebra a classificação na Libertadores; jogador afirma que motivação do time é o próximo confronto
- Matéria
- Mais Notícias
O Fluminense está classificado para as quartas de final da Libertadores. Com o gol de Fred no Maracanã, o Tricolor venceu o Cerro Porteño no jogo de volta das oitavas de final por 1 a 0, e ficou com o placar acumulado em 3 a 0. Após a partida, o centroavante comentou a partida e ressaltou a importância de passar para a próxima fase depois de anos sem disputar a competição.
Relacionadas
- A partida foi sólida, equilibrada. A gente tentou impor o nosso ritmo e sabia que tínhamos uma vantagem boa, que foi construída no primeiro jogo. Entramos tentando aumentar essa vantagem e conseguimos sair na frente. Não corremos muitos riscos, criamos pouco, mas conseguimos ser eficientes para fazer o 1 a 0. [Sobre a importância], há muitos anos que a gente não chega nas quartas de final da Libertadores, depois de tanto tempo sem disputar, e a gente está encorpando, pegando confiança dentro da competição e vamos firmes contra o Barcelona - disse.
Quanto à avaliação do jogo, o capitão se mostrou otimista. Além de dizer que a partida precisa ser avaliada nos 180 minutos, de ida e volta, também pontuou que o nível da competição irá continuar subindo a cada fase.
- Ou a gente olha as coisas apenas pelo lado ruim, ou consegue olhar pro lado bom. Temos que aprender com os nossos erros, ver o que precisa melhorar, principalmente hoje... Mas se a gente for analisar os dois confrontos [contra o River e o Cerro Porteño], nós fomos muito superiores. A gente sabe que jogar contra o Cerro lá não é fácil, e precisamos analisar os 180 minutos. Ganhamos esses dois jogos de 3 a 0, lá era para ter sido mais, mas como eu falei: tentamos ser mais equilibrados e sólidos diante da dificuldade do jogo. O gramado também está ruim, mas só tenho a enaltecer [a equipe]. O que a gente tem que melhorar, com certeza o Roger vai tentar ajudar a gente. Na quarta-feira, sabemos que o nível vai subir e é sempre assim, primeira fase, oitavas, quartas, semi... E esperamos chegar na final.
Confira outros trechos da coletiva de Fred
APOIO DA TORCIDA
- Se o torcedor estivesse no estádio, eles nos incentivariam do início ao fim pelo perfil dos tricolores. É uma torcida que vibra, apoia e sabe que nesse perfil que criamos aqui há quase dois anos, quando não estamos bem tecnicamente vamos na raça e na entrega. É o que está acontecendo. Tem três competições muito fortes. Entendemos o grau de cobrança do torcedor, mas conhecendo eles, mesmo sabendo que podemos evoluir, estão contentes com a classificação e orgulhosos da gente. É difícil se analisarmos só um jogo, tem que ver os 180. Vamos ter poucos dias para treinar, mas vamos evoluir.
> Confira os confrontos das quartas de final da Libertadores
SEQUÊNCIA DA LIBERTADORES E CRÍTICAS
- A Libertadores é especial. Sabemos a importância que tem para nós, tricolores. É a maior competição de clubes da América do Sul. Lógico que temos que aumentar alguma coisa para chegar, mas já tivemos momentos que reclamamos porque a gente ganhava e jogava mal ou perdia. Tivemos questionamentos internamente. Temos que encontrar o equilíbrio. No final das contas é evoluir sempre. Estamos treinando na medida do possível, porque com a sequência de jogos a gente acaba destreinado. Ninguém se cobra mais do que nós. Gostaria que vocês fizessem pelo menos uma pergunta para enaltecer. O Fluminense não chega às quartas de final da Libertadores e Copa do Brasil há 12 anos. Entendo que a gente precisa evoluir e eu também quero que o time jogue bem, o time jogando bem eu vou ter mais chance de fazer gol. Mas que a gente também olhe pelo lado bom - afirmou.
MOTIVAÇÃO
Nossa motivação agora é o Barcelona. É uma equipe que tem muita qualidade, acho que vamos enfrentar bastante dificuldade contra eles. Temos que evoluir muito para passar. Já mostramos nessa competição que quando temos que demonstrar personalidade, que precisamos nos impor física, técnica e emocionalmente, fazemos. Contra o River lá, que a gente tinha que ganhar, fizemos três. O Fluminense é isso aí. Os verdadeiros estão ao nosso lado, confiam e acreditam sempre.
+ ATUAÇÕES: Fred faz gol de pênalti e Fluminense se classifica; Marcos Felipe se destaca em defesas difíceis
JUVENTUDE x EXPERIÊNCIA
- Essa conversa de jogador mais jovem ou mais experiente, eu não acredito muito nisso. Apesar da gente tentar dar tranquilidade, quando colocamos a camisa do Fluminense os mais jovens são obrigados a terem uma bagagem e nós, veteranos, somos obrigados a correr como os meninos. Com essa camisa não tem idade, história, nada. Todos são cobrados igual, inclusive entre a gente. Vamos traçando o perfil, motivando, jogando para cima. Somos uma família e estamos passando o que todos os clubes do Brasil já passaram, com momentos bons, outros mais ou menos, baixos e será essa gangorra. Futebol é assim. Quando passamos por momentos de dificuldade é bom passar assim, ganhando, se classificando - afirmou o atacante.
VOLTA DA LESÃO
- Estamos sofrendo para criar e a responsabilidade é minha também. O que me incomoda não é ficar sem fazer gol, mas não criar, eu ficar sem dar um passe, puxar a marcação. O que estamos tentando fazer é na fala, na orientação dentro de campo, dizer para encostar para não ficar sozinho, fazer o facão. Estou tentando fazer alguma coisa para surpreender o adversário e voltar a fase de criar toda hora e ter várias finalizações.
CALENDÁRIO
- Não sabemos quem vai jogar domingo ou se vamos treinar para jogar na quarta. O Brasileiro é uma competição em que não podemos abrir mão para ficar no bolo lá de cima. No sorteio da Libertadores falei que é quase impossível jogar todos de todas as competições em alto nível. Até pelo perfil que nossa equipe tem de muita briga e entrega. Mas o que a comissão determinar vamos fazer. É o nosso calendário, a gente agradece por estar nas três competições. Vamos dar a vida para fazer o melhor - finalizou.
Em sete jogos pela Libertadores, Fred tem cinco gols e duas assistências. O centroavante participou de 70% dos gols do Fluminense na competição e é o destaque do elenco na campanha, além de ser o capitão do Time de Guerreiros.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias